Título: Para baratear custos, empresas ampliam importação de insumos
Autor: Dantas, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/03/2012, Economia, p. B5

Segundo o economista José Roberto Mendonça de Barros, a saída da indústria para os seus problemas tem sido a de aumentar a importação de componentes, peças e matérias primas, como forma de conter os custos. Isso, contudo, torna mais ralo o tecido industrial.

Os péssimos números recentes da indústria, para Mendonça, têm alguns componentes de curto prazo, como reciclagem de estoques e uma mudança nas regras de emissões de motores de caminhão, que perturbou fortemente este mercado.

"Mas não tenho dúvida de que o problema é mais profundo e, mesmo sem ser agudo, está ficando crônico", ele acrescenta.

Mendonça vê o câmbio valorizado como apenas uma de várias causas dos problemas da indústria, como escassez e encarecimento da mão de obra qualificada, alta carga tributária e elevado custo da energia. Ele acha que estes três últimos fatores tendem a piorar nos próximos anos.

Octavio de Barros, diretor de pesquisa econômica do Bradesco, acha que uma das causas principais dos problemas da indústria no Brasil é a sobreoferta global. "O mundo está abarrotado de manufaturados", ele diz, indicando a sobra de quase 30 milhões de veículos e 500 milhões de toneladas de aço.

Como seu alto crescimento, o Brasil atrai os excessos da produção industrial global. Na pesquisa industrial mensal do Bradesco, com duas mil indústrias, o porcentual que relata aumento de concorrência nos últimos seis meses saiu de 28% em meados de 2010 para 38%.

Porém, mesmo com as dificuldades, Barros diz que "é temerário falar de desindustrializacão em um país que tem o segundo mais diversificado tecido industrial de todo mundo emergente, depois da China". F.D.