Título: Na Rio+20, França defenderá fim do Pnuma e novo órgão
Autor: Andrade, Renato
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/03/2012, Vida, p. A14

Programa da ONU para o Meio Ambiente seria substituído por um conselho específico dentro da organização

O governo francês vai defender durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a RiO+20, o fortalecimento dos organismos internacionais que lidam com crescimento econômico e preservação ambiental.

O embaixador da França no Brasil, Yves Saint -Geours, defende a criação de um conselho específico dentro da ONU para tratar do tema, substituindo o criticado programa da instituição para o Meio Ambiente, o Pnuma.

"É preciso equilíbrio entre os dois pilares: crescimento e preservação. Estamos abertos para discutir como fazer isso. Acreditamos que o fortalecimento passa por uma reformulação do Pnuma", afirmou o embaixador.

Para os franceses, o programa da ONU para o meio ambiente não consegue coordenaras diversas convenções existentes sobre o tema e carece de uma representação mais ampla dos países.

Segundo Saint-Geours, o programa não tem capacidade de formular e impor regras, por isso a França, apoiada por outras nações européias, aposta que o caminho para que isso se torne realidade seja a transformação do programa em uma agência especializada da ONU. Ao ganhar esse novo status, o Pnuma teria capacidade efetiva de propor e executar medidas.

A RiO+20 será realizada entre 13 e 22 de junho. O objetivo central do encontro é renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável. O embaixador francês entende que os europeus devem ter um "papel ativo" durante o encontro. "O desafio que temos é encontrar novas vias de crescimento, sem perder de nossa visão de modelo social", disse Saint-Geours.

O embaixador reconheceu, . entretanto, que a situação econômica da Eur.opa cria dificuldades para que o conceito de economia verde - crescimento com atenção à preservação do meio ambiente - prospere.

Aindaassim, ele lembra que a RiO+20 não será uma conferência para tomada de decisões e definição de regras a serem impostas. "Será um encontro para iniciar um movimento." Por isso, mesmo considerando o quadro de fragilidade das economias europeias, há espaço para a avançarna agenda de implementação dos conceitos da economia verde.