Título: CGU veta convênios de 164 entidades com o governo
Autor: Monteiro, Tânia ; Arruda, Roldão
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/03/2012, Nacional, p. A8

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou ontem uma relação de 164 entidades privadas sem fins lucrativos que estão impedidas de firmar convênios com a administração federal. O ministério campeão de irregularidades é o do Trabalho, que fechou convênios com 39 ONGs suspeitas. A pasta do Esporte foi obrigada a encerrar o convênio com oito entidades, que receberam cerca de R$ 7 milhões dos cofres públicos.

A farra dos convênios precipitou a queda de dois ministros de Dilma, Orlando Silva, na época titular do Esporte (PC do B), e Carlos Lupi (PDT), do Trabalho, O pedetista foi acusado de usar favores de uma organização não governamental e de empresas para contratar aviões a serviço de viagens partidárias.

A lista, conforme informou a assessoria da CGU, é resultado da análise feita pelos diversos ministérios sobre a regularidade na execução de seus convênios com ONGs, determinada em outubro do ano passado depois de uma série de denúncias. O universo analisado abrangeu, no total, 1.403 convênios.