Título: IGP-M sobe 0,23% com volta da inflação ao atacado
Autor: Amorim, Daniela
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/03/2012, Economia, p. B10

A volta da inflação ao atacado levou ao fim a deflação da primeira prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que saiu de -0,10% para 0,23% de fevereiro para março. Usado para reajustar o preço do aluguel, o IGP-M acumula apenas 3,03% em 12 meses, e deve continuar com taxas mensais pequenas no primeiro semestre de 2012.

Para o coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Salomão Quadros, a primeira prévia mostra que, mesmo com o término da deflação iniciada no fim do ano passado, a inflação na família dos Índices Gerais de Preços (IGPs) segue comportada. "Não vemos, no momento, nenhum choque de oferta, nenhuma possibilidade de aumento de preços generalizada, que possa levar a uma disparada nos indicadores", disse.

Produtos mais caros nos setores agropecuário e industrial deram fim à queda nos preços do atacado, que mostravam recuo de 0,36% em fevereiro e subiram 0,21% este mês. No setor agropecuário, o destaque absoluto é o fim da queda no preço da soja (de -0,28% para 2,23%), produto agrícola de maior peso na inflação atacadista. Isso causou reflexos na indústria, com a disparada no preço do óleo de soja industrial (de -1,80% para 5,21%).

No setor industrial, outro destaque de aumento foi a inflação de materiais para manufatura, que saltou de 0,64% para 0,99%, pressionada por combustíveis mais caros. Houve ainda o enfraquecimento das deflações em minério de ferro (de -3,47% para -0,78%) e em alimentos processados (de -2,49% para -0,84%). "No caso de alimentos processados, isso sinaliza novos aumentos nos preços dos alimentos no varejo", disse o coordenador.

Mas o consumidor já percebe preços em alta, com inflação de 0,25% em março, ante 0,16% em fevereiro. Uma das causas foi o fim da queda nos preços dos alimentos (de -0,07% para 0,06%). O reajuste do salário mínimo também ajudou elevar a inflação no varejo. Esta decisão tem impacto direto nos preços de serviços de empregados domésticos, cuja taxa de inflação saltou de 0,07% para 2,83%.

--------------------------------------------------------------------------------