Título: O 'conselheiro' sem padrinhos
Autor: Macedo, Fausto
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/03/2012, Nacional, p. A9

Marcos Böttcher almeja vaga de Bittencourt

Deputados com amplo poder de barganha e influência não o intimidam. Alianças partidárias não o impressionam. Sugestões dos colegas para que desista da empreitada não o desanimam. "Estou na briga e vou continuar", avisa Marcos Renato Böttcher, agente de fiscalização financeira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que almeja vaga de conselheiro na corte paulista.

O quadro do TCE aloja sete conselheiros. Apenas seis estão em atividade desde 18 de dezembro, quando Fulvio Biazzi aposentou-se pela via compulsória. No próximo dia 1.º surgirá uma segunda vaga, a do conselheiro Eduardo Bittencourt, mergulhado na suspeita de enriquecimento ilícito, que também vai para a inatividade ao completar 70 anos de idade.

É com esta cadeira, a de Bittencourt, que Böttcher sonha, porque a primeira já é da auditora Cristiana de Castro Moraes, indicada pelo governador Geraldo Alckmin - ela foi sabatinada na Assembleia Legislativa e seu nome será referendado por esses dias.

O detalhe é que a vaga de Bittencourt já tem aspirante de peso, o deputado Jorge Caruso, líder do PMDB no Legislativo, com declarado apoio de Campos Machado (PTB), articulador emérito na Casa. Outros parlamentares, até um do PSDB que já bateu à porta do Bandeirantes e tem Alckmin como aliado, ambicionam o cargo. Combinações e artimanhas cercam a disputa pela joia do TCE.

Há meses, Böttcher se lançou à aventura do corpo a corpo no Palácio Nove de Julho. Quando não está no TCE, onde ingressou há 17 anos, ele percorre corredores e gabinetes em busca do apoio de deputados e lideranças, a quem entrega o currículo - apresenta-se bacharel em Direito e em Ciências Contábeis, de notório saber jurídico e de administração. "Não está na Constituição que conselheiro tem de ser político."

Ele tem ciência que são muito remotas as chances de romper o pacto que faz o TCE abrir as portas apenas a deputados e apadrinhados do Executivo. Em sua jornada solitária, Böttcher - que já atuou como substituto de Bittencourt - exibe aos deputados suas propostas. / F.M.