Título: A legislação é falha e favorece criminosos de colarinho branco
Autor: Macedo, Fausto
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/03/2012, Nacional, p. A15

Quais as metas principais do seu programa de campanha?

Providenciar estrutura física e de pessoal para que as promotorias cumpram seu papel social; evolução na carreira, com a criação de cargos onde a população possui enorme demanda e integração dos promotores e procuradores; defesa das prerrogativas que são garantia de bom atendimento da população.

E a primeira medida no início de gestão?

O início da desburocratização do Ministério Público para que os promotores tenham a possibilidade de bem atender a população cumprindo sua atividade fim.

O orçamento do Ministério Público está defasado? Vai pleitear mais recursos?

O orçamento do Ministério Público está defasado e há necessidade de adequação das receitas às necessidades do Ministério Público para bem atender à população. Hoje o MP de São Paulo possui um orçamento que representa apenas 0,97% da receita corrente líquida do Estado.

A favor da presença da polícia no câmpus da USP?

Cabe à polícia assegurar a segurança em todos os locais públicos, inclusive na USP.

Como o Ministério Público pode combater o crime organizado?

Compartilhando as informações já obtidas e registradas pela Polícia e pelo Poder Judiciário, fornecendo melhor estrutura de trabalho aos promotores criminais, inclusive dotando tais promotorias com pessoal de apoio especializado.

Por que corrupto no Brasil não fica na cadeia?

A legislação é falha, devendo ser aprimorada e os tribunais têm dado interpretação ao direito que favorece a soltura, em diversos casos, de criminosos, em especial os do chamado colarinho branco.

A Ficha Limpa deve ser estendido a cargos públicos?

Sim, a Ficha Limpa é uma evolução na probidade administrativa e deve estar presente na escolha de ocupantes de cargos públicos.

O sr. é a favor da liberação da maconha?

Sou contrário à liberação das substâncias entorpecentes.

/ FAUSTO MACEDO