Título: OGX quer fatia maior em blocos na Bacia de Campos
Autor: Valle, Sabrina
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/03/2012, Negócios, p. B18

A petroleira OGX quer aumentar a sua participação em blocos que detém em parceria com a Maersk Oil na Bacia de Campos. Hoje, a companhia de óleo e gás do grupo do grupo EBX, controlado pelo empresário Eike Batista é sócia da empresa dinamarquesa em dois blocos na região.

Cada uma das empresas detém uma participação de 50% nos blocos. O empresário revelou ontem a intenção de ampliar sua fatia, sem mencionar, no entanto, o nome da empresa parceira.

Segundo Eike, esse plano deve levar a OGX a aumentar de forma "surpreendente" as encomendas de equipamentos à OSX, empresa de construção naval e offshore também controlada por ele.

"Em breve finalizaremos a aquisição de um porcentual extra em alguns dos blocos que nós temos em sociedade em Campos. Isso aumentará o número de pedidos. Você ficará surpresa", disse o executivo a uma analista que o indagou sobre as perspectivas de novas encomendas para a OSX.

Dos sete blocos exploratórios sobre os quais a OGX tem direito de concessão na Bacia de Campos, em apenas dois a empresa tem um sócio: BM-C-37 e BM-C-38. A reportagem não conseguiu contato com representantes da Maersk Oil para comentar as declarações de Eike.

Aumento de capital. Ontem, o empresário revelou também que a operação de aumento de capital da OSX, que chega a um total de US$ 1 bilhão e deve começar no segundo semestre, tem o objetivo de atender os novos pedidos que a companhia venha a receber.

O empresário também acenou com a possibilidade de a OGX precisar de mais equipamentos para suas operações na Bacia de Santos. "Santos é muito maior do que pensávamos", declarou Eike. / G.G.