Título: É pretensão Kassab escolher o candidato
Autor: Boghossian, Bruno
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/03/2012, Nacional, p. A3

José Aníbal afirma que, se vencer a prévia, dificilmente fecha uma aliança com o PSD do prefeito Gilberto Kassab, pois ele vinculou o apoio ao PSDB a um único nome: o de José Serra. / B.B.

A prévia garantiu a democracia interna do partido?

Não tenho a menor dúvida disso. Quando perguntaram ao Mário Covas a diferença do partido para os outros, ele respondeu: a democracia interna. O direito de todos, não somente dos que têm mandato, de participarem das decisões do partido. É o que está acontecendo na nossa prévia e o que animou toda a militância do PSDB.

O governador Geraldo Alckmin teve um papel isento?

O governador tem sido o fiador desse processo de prévia. Ele sempre manifestou a sua identidade, a sua concordância com esse processo e sempre garantiu que o candidato do PSDB será o candidato saído da prévia. (A declaração de voto dele a José Serra não muda nada), até porque ele enfatizou que o governo não tem candidato.

É importante o apoio do prefeito Gilberto Kassab e do PSD?

Vamos buscar as alianças com o PP, com o PTB, com o DEM, com outros partidos. Com relação ao partido do prefeito... Ele teve a pretensão de escolher o candidato do PSDB com o qual ele pode se coligar - e estabeleceu uma exclusividade. Isso dificulta qualquer entendimento sendo eu o candidato. Mas eu tenho enfatizado que a Prefeitura vai mal e não dá sinais de que vá melhorar. É uma gestão totalmente centralizada, ausente. Os paulistanos não têm como procurar resgatar a atenção que merecem do poder público e que sem dúvida nenhuma é um dos grandes pontos do programa de governo que eu estou defendendo. O prefeito é muito tinhoso politicamente e está interessadíssimo em firmar coligação para promover os seus vereadores. É muita pretensão querer escolher o candidato do PSDB.

Entre 3 temas abordados com frequência nas eleições - educação, saúde e transportes -, qual é mais relevante?

A Prefeitura tem de fazer os corredores de ônibus. É uma irresponsabilidade prometer e não fazer, de modo geral. Vamos assumir compromissos firmes com o governo do Estado. Queremos ser realmente parceiros.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 25/03/2012 04:02