Título: Portal do governo tem recorde de acesso
Autor: Bramatti, Daniel ; Gallo, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/03/2012, Nacional, p. A10

O Portal da Transparência, site do governo federal que publica dados sobre o Orçamento e funcionalismo público, teve 3,4 milhões de visitantes em 2011, um recorde de acessos desde sua criação, há sete anos. Mas o uso da ferramenta ainda está concentrado no eixo São Paulo-Rio-Brasília - metade das consultas tem essas cidades como origem.

A capital paulista, maior cidade do País, aparece em primeiro lugar no ranking, mas é seguida de perto por Distrito Federal e Rio - principais sedes de órgãos públicos no País, um indício de que parcela significativa dos acessos parte de funcionários do próprio governo.

Dados fornecidos ao Estado pela Corregedoria-Geral da União (CGU) mostram que o crescimento da audiência não foi acompanhado pelo aumento de denúncias de irregularidades - desde 2005, cidadãos podem usar o próprio site para apontar possíveis desvios de recursos.

Em 2011 houve 6.653 denúncias, pouco mais do que o total do ano anterior e menos do que em 2009, quando os registros chegaram ao pico de 8.294.

Uma minoria dessas acusações foram consideradas dignas de investigação. "De 2005 a 2011, foram registradas 46.483 denúncias eletrônicas, ou seja, enviadas pelo Portal da Transparência ou pelo site da CGU. Desse total, 13.612 foram habilitadas, isto é, consideradas consistentes o suficiente para serem encaminhadas às áreas responsáveis por verificar a necessidade de adoção de medidas de correição e/ou controle", informou a CGU. A corregedoria prepara uma reformulação para atender às exigências da Lei de Acesso à Informação, que entrará em vigor em maio. Segundo a CGU, a ideia é detalhar os dados atualmente disponíveis. "A publicação de informações em formato aberto proporcionará a pesquisadores ampla liberdade para trabalhar as informações." / D.B.