Título: Na Índia, Dilma atribui crise na base a criação da imprensa
Autor: Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/03/2012, Nacional, p. A8

Longe do Brasil, a presidente Dilma Rousseff reagiu com irritação ao ser questionada se venceu a guerra com o Congresso, ao conseguir aprovar a Lei Geral da Copa e o Funpresp - o fundo de previdência complementar dos servidores públicos federais. "Eu não venci guerra nenhuma", desabafou, na Índia.

Em seguida, repetindo que não existe crise com o Congresso, mas sim um governo de coalizão que precisa estar em permanente ajuste, Dilma sugeriu que a crise na base é uma invenção da imprensa. "Uma parte disso vocês é que criam. Vocês chegam à conclusão que tem uma crise e depois vocês têm de resolver como é que ela desapareceu", argumentou.

Por causa do fuso horário, Dilma só soube ontem de manhã das votações no Congresso brasileiro. De acordo com interlocutores, a presidente estava certa de que os textos seriam aprovados.

Ela ainda considera que fez apenas um ajuste no que foi tratado como margem de negociação aceitável. Para o governo, Dilma conseguiu estabelecer "um novo patamar" de relação com o Congresso.

Calmaria. Entusiasmado com as aprovações, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), anunciou ontem uma nova fase de convivência com o governo. "Viramos uma página no debate político da Câmara. Daqui para frente, nossa expectativa é que a gente possa conduzir com mais tranquilidade as votações que são importantes para a sociedade brasileira."

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 30/03/2012 06:20