Título: Economias desenvolvidas terão forte crescimento, prevê OCDE
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/04/2012, Economia, p. B8

As economias desenvolvidas deverão ter forte crescimento nos próximos meses e a economia da China também deverá registrar expansão, segundo indicadores antecedentes compilados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A OCDE informou que o indicador antecedente da atividade econômica dos seus 34 países integrantes subiu para 100,5 em fevereiro, de 100,3 em janeiro, o quarto aumento mensal consecutivo.

Segundo o órgão, EUA e Japão deverão conduzir a recuperação. O indicador antecedente para a economia americana aponta um aumento para 101,3 em fevereiro, de 101,0 janeiro, marcando o quinto mês consecutivo de alta. O índice da economia japonesa subiu para 101,1, de 100,8.

A OCDE afirmou que as duas economias "voltaram a ganhar impulso", e os indicadores para Alemanha e Reino Unido sinalizam "uma eventual mudança da dinâmica". Os indicadores antecedentes para França e Itália apontam para uma "atividade lenta contínua", disse a OCDE.

"Os indicadores antecedentes compostos continuam a apontar para uma mudança positiva na dinâmica na OCDE como um todo, mas com alguma divergência entre as principais economias", declarou a organização.

Brasil. Os indicadores de fevereiro para as economias que formam o grupo dos países do Brics mostraram sinais positivos mais fortes que os anunciados pela organização anteriormente.

Segundo a OCDE, o indicador antecedente composto do Brasil subiu para 98,8 em fevereiro, de 98,4 em janeiro. Apesar da melhora, o valor ficou abaixo da média de longo prazo da OCDE, representada por 100, o que indica desaceleração.

A organização disse em comunicado que o indicador antecedente da China registrou o melhor resultado, avançando para 101,0 em fevereiro, de 100,4 em janeiro.

O indicador da Índia avançou para 98,6 em fevereiro, de 98,4 em janeiro. Para a Rússia, o índice aumentou para 101,4 em fevereiro, de 101,3 em janeiro. / DOW JONES NEWSWIRES