Título: Serra vai apostar em imagem de inovador
Autor: Boghossian, Bruno
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/04/2012, Nacional, p. A8

Estratégia foi adotada pela campanha para rebater críticas de que ele é um veterano

“Inovação é o nome da nossa gestão”, disse o ex-governador José Serra (PSDB) em conversa com líderes comunitários da Lapa, zona oeste da capital, na quinta-feira. Na disputa pela Prefeitura, o tucano vai se apresentar como um administrador moderno para fazer frente às críticas dos adversários, que tentam lhe impor a imagem de político antigo. Aliados apontam o caminho: querem que Serra enfatize um discurso pautado por propostas de gestão eficiente, redução da burocracia e informatização de serviços públicos. Sua equipe teme que o pré-candidato, mergulhado na vida pública há quase 50 anos e conhecido por 99% da população, pareça um político sem novas ideias ao lado dos “iniciantes” Fernando Haddad (PT) e Gabriel Chalita (PMDB). A marca de inovador será um dos motes da fala de Serra na propaganda do PSDB paulista na TV, que vai ao ar a partir de sexta-feira. O tucano gravou sua participação anteontem. O antídoto também começou a ser aplicado nas conversas do candidato com os cidadãos. Ao defender seu legado à frente da Prefeitura e do governo do Estado, Serra tem destacado projetos que conside-ra ousados – como a expansão da Marginal do Tietê – e marcas criadas por ele – como a Virada Cultural. “Modéstia à parte, se vocês olharem o que a gente fez, a quantidade de inovação é imensa – e vamos continuar nessa direção”, disse aos eleitores.

Reação. A estratégia é uma reação do PSDB a provocações feitas pela cúpula petista desde a entrada de Serra na disputa. No mês passado, aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva relataram que ele chamou o tucano de “um político de ontem com ideias de anteontem”. Aos 70 anos, Serra vai ser o candidato mais velho entre os principais postulantes à Prefeitura. Mas, para os tucanos, isso não será um problema. “Os outros candidatos podem ser jovens, mas são mais velhos em suas práticas e propostas”, diz Walter Feldman, que trabalha na campanha do ex-governador.

DEM. O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra, afirmou ontem, em São Bernar-do do Campo (SP), que seu partido está “muito próximo” de fechar aliança com o DEM na eleição de Salvador. O PSDB estuda lançar o deputado Antonio Imbassahy na capital baiana, mas dá sinais de que desistirá do projeto para apoiar o democrata ACM Neto, que confirmou ontem que disputará a prefeitura este ano. “Nosso partido e o Democratas estão conversando intensamente lá. O (ACM) Neto é uma liderança do DEM e da oposição. Para nós, é indispensável, sobretudo na Bahia”, disse Guerra. Imbassahy resiste a se retirar da disputa, mas, para o PSDB, o acordo em Salvador é visto como um passo para a formalização do apoio do DEM a Serra. “Acho que vai haver um entendimento, mas não me aventuro a dizer qual será”, disse Guerra. / COLABOROU TIAGO DÉCIMO

Tucano entra com processo contra autor de ‘Privataria’

● No fim do mês passado, o ex-governador e pré-candidato tucano à prefeitura de SP, José Serra, entrou com ação judicial contra o jornalista Amaury Ribeiro Jr. e a Geração Editorial, responsáveis pela publicação do livro A Privataria Tucana, que aponta supostos casos de desvios de recursos durante gestão na Presidência de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Serra, que foi ministro do Planejamento naquele período, se diz vítima de falsas acusações. “Espero que ele seja punido”, disse ontem o tucano. O advogado do ex-governador, Ricardo Penteado, pede para seu cliente uma indenização por da-no moral calculada a partir do volume de vendas do livro. Durante a campanha de 2010, Amaury foi indiciado por envolvimento na quebra do sigilo fiscal de parentes de Serra e pessoas ligadas ao PSDB. A reportagem não conseguiu localizar o jornalista para comentar a ação. / B.B.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 24/04/2012 02:43