Título: PC do B vai indicar Protógenes para CPI
Autor: Domingos, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/04/2012, Nacional, p. A9

Se o PC do B conseguir o direito a uma vaga na CPI do Cachoeira, esta será do deputado federal Protógenes Queiroz (SP), decidiu ontem o partido. A revelação feita pelo Estado, de que Protógenes chegou a combinar versões com dois envolvidos no esquema investigado pela Polícia Federal, na Operação Monte Carlo, parece não ter constrangido nem o parlamentar nem o partido.

"O deputado Protógenes nos explicou que todas as conversas gravadas pela PF, nas quais ele aparece conversando os agentes, dizem respeito ao trabalho dele na Operação Satiagraha (desencadeada em julho de 2008, sob a direção de Protógenes, que é também delegado da PF, e que visou a reprimir a lavagem de dinheiro)", disse o vice-líder do PC do B, Osmar Junior (PI). Protógenes acabou afastado dessa operação, respondeu a uma sindicância interna e a Operação Satiagraha foi anulada pela Justiça.

A reportagem de ontem do Estado revelou que Protógenes conversou com os agentes que atuaram com Carlinhos Cachoeira em 2011, já na condição de deputado. Ele procurava marcar os encontros em locais como postos de gasolina e aeroportos. Mas, segundo Osmar Jr., o deputado disse, numa reunião do partido, que os diálogos referiam-se mesmo a detalhes da Operação Satiagraha.

Após conversar com o PC do B, Protógenes foi à tribuna da Câmara, de onde negou ter qualquer tipo de relação com Carlinhos Cachoeira. Mas chegou a admitir que tem "ligação profissional" com Idalberto Matias Araújo, o Dadá, um dos integrantes da equipe de arapongas do empresário. As investigações da PF revelaram seis conversas "suspeitas" do deputado com Dadá, apontado como um dos principais colaboradores de Cachoeira.

Nos diálogos, Protógenes orienta Dadá sobre como atrapalhar investigação da Corregedoria da Polícia sobre irregularidades no comando da Satiagraha. Protógenes é o autor do pedido de CPI na Câmara para investigar o envolvimento de parlamentares com Cachoeira. Seu requerimento deverá ser arquivado, sendo substituído por outro, do Senado e da Câmara. Por enquanto, porém, o PC do B não poderá indicar ninguém para a CPI, pois as vagas estão reservadas aos partidos maiores, mas há a chance de algum abrir espaço para o partido, prática comum no Congresso.