Título: HSBC é o 1º banco privado a cortar juros
Autor: Modé, Leandro
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/04/2012, Economia, p. B4

Banco reduz taxas de crédito pessoal, financiamento de veículos e crédito consignado e esO HSBC é o primeiro grande banco privado de varejo a anunciar uma redução das taxas de juros cobradas dos clientes desde que o governo começou a pressionar o setor financeiro. Em comunicado divulgado no início da noite de ontem, o banco informou que diminuiu as taxas mínimas em três modalidades: crédito pessoal, financiamento de veículos e crédito consignado.

O sexto maior banco do País por ativos (R$ 146,5 bilhões em dezembro) não informou as razões para a queda. Mas o Estado apurou que o objetivo é seguir a "movimentação do mercado".

Na semana passada, o governo reduziu as taxas de juros cobradas pelas duas instituições que controla: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Com a atitude, quer forçar os concorrentes privados a seguir o mesmo caminho.

Para o crédito pessoal, a taxa mínima no HSBC passa de 2,45% para 1,99% ao mês. Para financiamento de veículos, o menor juro passou de 1,48% para 0,98% ao mês. No crédito consignado, a taxa mínima saiu de 1,59% para 0,99% ao mês.

Segundo o ranking de taxas de juros elaborado pelo Banco Central (BC), o HSBC cobrava, no crédito pessoal, uma taxa efetiva de juros de 4,33% ao mês no período de 23 a 29 de março, dado mais recente disponível. Em termos anualizados, era o equivalente a 66,31%. O levantamento do BC inclui 94 instituições financeiras. Com essa taxa, o HSBC estava na 64.ª posição.

No financiamento de veículos automotores, a taxa do HSBC era a nona maior entre 48 instituições no ranking, com taxa de 1,65% ao mês (21,7% ao ano).

Procon. A taxa média de juros bancários para empréstimo pessoal caiu 0,09 ponto porcentual em abril, passando de 5,87% para 5,78% ao mês. A informação é de pesquisa feita pela Fundação Procon-SP no dia 3 de abril, antes, portanto, do anúncio dos cortes de juros no Banco do Brasil e na Caixa.

Os juros de cheque especial também apresentaram queda, passando de 9,54% para 9,52% ao mês - variação de 0,02 ponto porcentual. As taxas foram pesquisadas em sete bancos: BB, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

A Caixa é a instituição com a menor taxa de juros de empréstimo pessoal (4,9%) e de cheque especial (8,25%). As maiores taxas foram encontradas no Itaú (6,76% para empréstimo pessoal) e no Safra (12,3% ao mês para cheque especial).

A assessora técnica da Diretoria de Estudos e Pesquisas do Procon-SP, Cristina Martinussi, afirmou, em nota, que as reduções não foram expressivas, mas apontam o que pode vir por aí.

"A tendência de queda dos juros, puxada pelo movimento dos bancos públicos, deve estimular a competição entre as instituições financeiras, o que pode levar a um aumento da oferta de crédito e redução dos juros", disse. / COLABOROU BEATRIZ BULLA

taria acompanhando 'movimentação do mercado'