Título: Diretora do Fundo avalia cenário da Espanha e da China
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/04/2012, Economia, p. B10

A Espanha tem um trabalho significativo a fazer para controlar a dívida e o déficit, mas precisa estar alerta ao fraco crescimento, afirmou a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

Os investidores estão cada vez mais preocupados com a possibilidade de a Espanha não conseguir cumprir suas metas de déficit, embora ao mesmo tempo essas metas sejam uma ameaça ao crescimento da economia espanhola.

Isso tem provocado aumento dos custos de financiamento do país para níveis que podem em breve se tornar insustentáveis.

Sobre a China, a diretora-gerente da instituição internacional afirmou que o superávit em conta corrente do país tem diminuído, mas provavelmente crescerá de novo.

Uma taxa mais baixa da conta corrente chinesa, que é a medida mais ampla sobre o comércio do país, reforçaria a defesa de Pequim contra o argumento dos Estados Unidos de que o yuan está subvalorizado.

Segundo Lagarde, o superávit da China caiu de 10% para 3,0% nos últimos anos, mas provavelmente subirá para 4,0% ou 5,0%. "Estamos vendo sinais promissores na China, embora parcialmente", disse Lagarde. "Mas sabemos que mais precisa ser feito", acrescentou. / DOW JONES NEWSWIRES