Título: Pagamento móvel africano pode inspirar Brasil
Autor: Rodrigues, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/04/2012, Economia, p. B21

Enquanto o governo ainda estuda a regulamentação dos serviços de pagamento por meio de celulares no País, uma empresa brasileira pioneira no chamado "mobile payment" já opera essa tecnologia na Nigéria desde abril de 2011. E o fundador da empresa, Cícero Torteli, quer usar a experiência africana para ajudar a desenvolver o mercado brasileiro de meios de pagamento.

Sua empresa, a Freeddom, foi a primeira no Brasil a criar um sistema de pagamentos por celular, ainda em 2005, por meio de uma parceria com a Oi que deu origem ao chamado Oi Paggo. Mas segundo Torteli, esse modelo atrelado apenas a uma operadora tem problemas em ganhar escala. "Com a portabilidade da telefonia móvel, ninguém quer ficar preso a um serviço que só uma operadora tem", explicou.

A Freeddom buscou na Nigéria a oportunidade para criar uma rede nacional neutra, regulamentada pelo BC local, que pudesse ser acessada por todos os bancos e operadoras que atuam no país. "No Brasil, o governo pode estimular a modalidade através dos bancos públicos, como a Caixa Econômica e o Banco do Brasil", disse Torteli. / E.R.