Título: CNJ lança Google de ações judiciais
Autor: Gallucci, Mariângela
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/04/2012, Nacional, p. A12

A menos de uma semana de deixar a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Cezar Peluso lançou ontem uma central nacional de informações sobre processos e bens dos brasileiros. Espécie de Google da Justiça, a central promete fornecer dados via internet sobre a existência ou não de ações contra pessoas e processos envolvendo imóveis.

A Central Nacional de Informações Processuais e Extraprocessuais (CNIPE) foi lançada sem que as informações de todo o País estivessem disponíveis. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta primeira fase será possível pesquisar de forma integrada mais de 30 milhões de processos, indisponibilidade de bens, protestos cambiais e ocorrências imobiliárias. O endereço na internet para fazer as pesquisas é www.cnj.jus.br/cnipe.

Por enquanto, os dados disponíveis são parciais e referem-se aos Tribunais de Justiça (TJ) de Alagoas, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A expectativa no CNJ é de que até 2014 seja possível acessar todos os processos em tramitação na Justiça brasileira. Para criar a central, foram gastos R$ 44,9 milhões. Outros R$ 3 milhões serão consumidos com a prestação de serviços durante o primeiro ano.

"A partir de agora, o Judiciário se submeterá a um raio X permanente. E os resultados deste exame estarão disponíveis a qualquer cidadão" , explicou Peluso.

"O acesso à informação é um dos requisitos básicos do exercício da cidadania nas modernas democracias", disse o presidente do STF. "Com o lançamento da CNIPE, o Conselho Nacional de Justiça oferece contribuição importante à modernização da Justiça, à consolidação da democracia e à valorização da cidadania em nosso país. Com esse projeto, o Judiciário aproxima-se ainda mais dos cidadãos."