Título: Política industrial segue um rumo equivocado
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2012, Economia, p. B2

A industrialização brasileira teve início num quadro de protecionismo, de economia fechada e de taxa cambial favorável a essas duas características. Para ajudar a indústria hoje, o governo tenta recriar o ambiente dos anos 60. É o caso de indagar se não se vai consolidar de novo uma indústria muito frágil sob as asas protetoras do Estado.

A situação atual é mais complexa, pois a intervenção estatal sob a forma de alívios fiscais está sendo dirigida a produtos, e não à indústria em geral, gerando distorções e muitas vezes complicando a vida das empresas que têm, num mesmo produto final, componentes com e sem essa desoneração fiscal, por meio da qual se supõe que a indústria se tornará competitiva. É um tipo de política que corre o risco de repetir os erros do passado, quando nossa indústria se habituou a importar componentes do exterior, sem procurar desenvolver uma tecnologia própria e inovadora.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) acaba de constatar que, provavelmente, neste 1.º trimestre, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que é o total dos investimentos, mais uma vez recuou. Isso enquanto o consumo continua crescendo.

A FBCF depende tanto dos investimentos públicos na infraestrutura quanto dos do setor privado. Estes, em razão do atual marasmo, mesmo com estímulos, se mostram hesitantes na grande maioria dos setores. O problema está no setor público.

De fato, se o total de gastos indica aumento de investimentos do governo federal, logo se verifica que estes se concentram no Programa Minha Casa, Minha Vida, enquanto outros investimentos necessários à infraestrutura sofreram um recuo sensível em relação ao ano passado, quando já haviam sido insuficientes.

O governo precisa se convencer de que são os investimentos públicos que vão permitir um aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ao mesmo tempo que oferecerão a todos os setores industriais os meios suscetíveis de reduzir seus custos de produção para enfrentar a concorrência estrangeira.

O crescimento do PIB exige um nível adequado de investimentos. E os investimentos promovem distribuição de renda, antes do aumento da capacidade de produção - o que certamente é um processo mais ortodoxo do que o aumento artificial do crédito para estimular a demanda doméstica. E a oferta de melhores estradas, portos, ferrovias, etc., reduzirá os custos da produção à medida que a demanda aumenta. Num quadro atraente como esse, a indústria poderá voltar a investir na produção.

Siga o @EstadaoEconomia no Twitter + ECONOMIA --------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

12:28 Termina greve em Belo Monte 12:16 BB anuncia nova redução de juros ... 12:09 Produção total da Petrobras caiu 3,7% ... 12:01 Rentabilidade da poupança era anomalia, ... 11:58 Banco do Brasil facilita transferência ... 11:35 Banco do Brasil anuncia 3ª redução de ... 10:29 Inadimplência entre paulistanos é a ... 09:40 EUA criam 115 mil empregos em abril, abaixo ... 09:35 Retorno de imóvel comercial é de 4,35% ... 08:53 Confiança do empresário do comércio ...

--------------------------------------------------------------------------------

+ COMENTADAS + LIDAS 01 Dilma diz que governo vai avaliar mudança...02 Mudança na poupança começa a valer nessa...03 Governo aceita discutir isenção de parte de...04 Trabalhadores de Belo Monte não retornaram ao...05 Governo aceita discutir isenção de parte de...06 Mudança nas regras da poupança deve ser...07 Poupança deve render 70% da taxa Selic...08 Desempregados no mundo em 2012 serão mais...09 Câmbio, impostos e juros não são resolvidos...10 Dilma reúne-se com Mantega para intensificar ações...01 #BurocraciaBR: A cultura do atraso de vida 02 Mais brasileiros deixam a empresa para trocar de patrão 03 Gol passa a cobrar por refrigerante e batatinha 04 Dilma ataca política protecionista dos países ricos 05 Bancos vão pedir mais garantias para cobrar menos 06 Gol demite 31 pessoas entre executivos e gerentes 07 Acionista da Camargo Corrêa morre em acidente aéreo 08 Você pode ser mais rico do que imaginava 09 Desconfiança traz expectativa de intervenção na Espanha 10 OMC: Crescimento do comércio desabará em 2012