Título: Bancadas de 9 Estados deram R$ 104 mi à Delta
Autor: Rizzo, Alana
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/05/2012, Nacional, p. A4

Suspeita de montar uma rede de influência política com atuação em governos estaduais e no Congresso, a Delta Construções foi contemplada com R$ 104 milhões de recursos de emendas parlamentares desde 2009. O valor foi direcionado às obras da empreiteira por bancadas de nove Estados. Mais da metade desses recursos financiou empreendimentos na área de influência do ex-diretor regional da empresa no Centro-Oeste, Cláudio Abreu, acusado de envolvimento com a organização do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Os dados constam do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Os R$ 104 milhões correspondem ao que a União empenhou (comprometeu-se a pagar) por meio de 48 emendas, todas para obras de manutenção e adequação de trechos rodoviários, tocadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Essas emendas foram apresentadas em conjunto por bancadas estaduais, estratégia que, não raro, serve para impedir a identificação do verdadeiro padrinho dos recursos. Esse tipo de emenda costuma ser liberado com prioridade pelo governo federal e geralmente escapa de cortes orçamentários. Do volume empenhado pela União, R$ 85 milhões – equivalentes a 81% – já foram pagos ao longo dos três exercícios fiscais (2009, 2010 e 2011).

Regional. Em três Estados do Centro-Oeste, contemplados com um total de 17 emendas, os empenhos alcançaram R$ 55,4 milhões, sendo que quase a totalidade já saiu dos cofres (R$ 54,8 milhões). O montante desembolsado na região corresponde a 65% do total aplicado em todo o território nacional. Mato Grosso do Sul recebeu pagamentos de R$ 27,8 milhões. Na sequência, vem Mato Grosso (R$ 25,4 milhões) e Goiás (R$ 2,1 milhões). No País, a maioria das emendas que destinaram recursos às obras da Delta foi apresentada e paga na execução dos orçamentos de 2009 (R$ 27,9 milhões) e 2010 (R$ 57,1 milhões). No ano passado, constam duas, ambas para adequação de travessias urbanas na BR-153, no Tocantins, Estado em que o grupo de Cachoeira também atuava, à caça de contratos públicos. Contudo, dos R$ 8,6 milhões empenhados em obras nesse Estado, só R$ 567 mil foram pagos. A Delta obteve crescimento vertiginoso em negócios com o governo desde 2003, tornandose a principal executora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Os repasses para a construtora somaram R$ 720 milhões em 2009, R$ 704 milhões em 2010 e R$ 808 milhões no ano passado. Os contratos estão concentrados no Dnit, principalmente na área de manutenção. Inidônea. Investigações da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal apontaram irregularidades e desvios em mais de 60 obras tocadas pela Delta, o que, após o escândalo desencadeado pela Operação Monte Carlo, levou à abertura de um processo que pode declarar a empresa inidônea e proibila de firmar mais parcerias com o governo.

Ex-diretor da empresa no Centro-Oeste, Cláudio Abreu f oi preso em 25 de abril, durante a Operação Saint-Michel, do Ministério Público do Distrito Federal, que se sucedeu à Monte Carlo. O ex-diretor da empreiteira no Sudeste, Heraldo Puccini Neto, é considerado foragido da Justiça desde então. Já o ex-presidente da empresa, Fernando Cavendish, e o ex-diretor executivo Carlos Pacheco se afastaram após revelações sobre sua suposta proximidade com a organização de Carlinhos Cachoeira. Cavendish ainda é o principal acionista da Delta.

PARA LEMBRAR

Em 2011, União pagou R$ 808 mi

A Delta Construções tornou-se a principal empreiteira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a partir de 2003. Adversários pontuam que seu avanço se deu pela prática de fixar preço inicial extremamente baixo em suas obras, o que garante que ela vença licitações. Em 2011, recebeu seus maiores repasses pelo programa, R$ 808 milhões, mas o total de verba contratada com o governo federal chega a R$ 4,3 bilhões, dos quais R$ 3 bilhões já foram pagos. A maior parte dos contratos – 265 – está no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).