Título: Bradesco e Itaú vão cortar taxas de juros
Autor: Modé, Leandro
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/05/2012, Economia, p. B3

Os dois maiores bancos privados brasileiros, Itaú e Bradesco, preparam novas reduções das taxas de juros cobradas de empresas e pessoas físicas. No dia seguinte à eclosão de nova polêmica entre o governo e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), ambos procuraram demonstrar convergência com a agenda da presidente Dilma Rousseff para baixar o custo do dinheiro no País. “Revisamos nossas taxas de juros de empréstimos, fizemos ajustes e somos competitivos. Continuaremos ajustando à medida que a Selic (taxa básica de juros) caia”, afirmou ao Estado o presidente do Itaú, Roberto Setubal. O banco prepara uma nova rodada de queda de taxas de juros. As duas próximas áreas que devem ser contempladas são financiamento de automóveis e crédito pessoal. “Nós compartilhamos as preocupações da presidente Dilma com a estrutura de juros do País. Às vezes existem cobranças, que absorvemos com naturalidade. Estamos trabalhando, analisando as opções e caminhos”, disse ao Estado o presidente do Bra-desco, Luiz Carlos Trabuco Cappi. “Nosso esforço está endereçado na meta de reduzir o peso da estrutura do custo de capital para consumo e investimentos.”

Há exatamente três semanas, os dois bancos anunciaram, no mesmo dia, cortes de taxas de juros em algumas modalidades de financiamento. O processo foi detonado no início de abril pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. Aos poucos, os bancos privados aderiram ao movimento. Mas, até agora, o BB e a Caixa já implementaram três reduções, enquanto os privados fizeram apenas um comunicado. Alguns analistas observaram também que os bancos privados foram menos agressivos que os públicos em seus cortes. O tom de Setubal, ontem, foi mais suave do que o adotado na sequência do primeiro corte do banco. “Estamos procurando expandir a oferta de crédito para acelerar e fortalecer a recuperação da economia. A inadimplência vai se reduzir com a queda dos juros e a recuperação da economia.” Há três semanas, ele afirmara que o Itaú Unibanco “gostaria de poder reduzir mais as taxas”. “Mas, neste momento, identificamos um cenário de inadimplência mais elevado que o normal. É desejável diminuí-la para que tenhamos juros mais baixos.”

Poupança. O Itaú prepara uma campanha publicitária para ir ao ar a partir do próximo fim de semana sobre a caderneta. A ideia é dizer que a tradicional aplicação financeira continua sendo uma ótima opção de investimento. “A solução que o governo deu para o rendimento da poupança foi tecnicamente adequada e bem recebida pelos poupadores. Vamos fazer campanhas para ajudar a população entender as novas regras.” Trabuco também elogiou as mudanças adotadas pelo governo. “As novas regras na poupança são corajosas e coerentes com esse cenário de união e esforço pela redução dos juros e ampliação do crédito”, afirmou. “O melhor é que a poupança mantém-se como investimento s eguro, rentável e com liquidez.”

Trabuco foi um dos banqueiros que ligaram ontem para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para desfazer o mal-entendido criado após um relatório do economista-chefe da Febraban, Rubens Sardenberg. Em um texto em que analisava o potencial efeito dos juros mais baixos sobre a oferta de crédito, Sarden-berg escreveu que “você pode levar um cavalo até a beira do rio, mas não conseguirá obrigá-lo a beber água”. A frase foi recebida com estranheza no governo e os bancos correram para explicar que não era uma provocação, mas apenas uma análise técnica que não expressava a opinião do setor sobre a agenda de Dilma.

Desde o início do processo, os bancos têm sido cautelosos nas declarações públicas sobre as demandas do governo. O único que destoou no processo foi o presidente da Febraban, Murilo Portugal, que, após uma reunião com autoridades em Brasília, disse que a bola estava com o governo. Ele se referia às propostas apresentadas pela entidade para permitir uma queda sustentada dos juros bancários no País.

Depoimentos

ROBERTO SETUBAL PRESIDENTE DO ITAÚ “Revisamos nossas taxas de juros de empréstimos, fizemos ajustes e somos competitivos. Continuaremos ajustando à medida que a Selic (taxa básica de juros) caia.”

LUIZ CARLOS TRABUCO CAPPI PRESIDENTE DO BRADESCO “Nós compartilhamos as preocupações da presidente Dilma com a estrutura de juros do País. Às vezes existem cobranças, que absorvemos com naturalidade. Estamos trabalhando, analisando as opções e caminhos.”