Título: Diretor do BC prevê redução da inadimplência
Autor: Brito, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2012, Economia, p. B7

O diretor de Administração do Banco Central, Altamir Lopes, disse ontem que espera uma redução dos juros cobrados aos tomadores de empréstimos. "A expectativa é, de fato, a redução da taxa média do sistema", disse o diretor do BC, na saída de um encontro reservado na presidência da Comissão de Finanças e Tributação, da Câmara dos Deputados.

Altamir disse acreditar que está havendo uma estabilização na inadimplência dos consumidores e uma perspectiva de redução ao longo dos anos. O movimento, ressaltou, está sendo observado pelo Banco Central.

Sem entrar em detalhes, o diretor do BC disse que, durante o encontro com os deputados, foi discutida a recente mudança nas regras de remuneração da caderneta de poupança. Altamir também não quis comentar se a tendência é mesmo de reduzir novamente a taxa básica de juros, atualmente de 9% ao ano, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). "Sobre Selic, não se discute. Selic se discute no Copom."

Aos deputados da Comissão de Finanças e Tributação, Altamir atribuiu à alta inadimplência dos tomadores de empréstimos o fato de o spread bancário continuar elevado no País. O conteúdo da reunião foi relatado à Agência Estado por fontes presentes no encontro.

Os deputados da comissão questionaram Altamir sobre o elevado spread bancário (diferença entre os juros pagos na captação de recursos e nas concessões de empréstimos). Em março, segundo citaram, o valor médio dos juros cobrado nos empréstimos ficou em 37,3% ao ano e o captado, em 9,3% no mesmo período. Logo, o spread anual ficou em 28%.

Os parlamentares lembraram que, em 2010, o spread alcançou 23% ao ano. O diretor do BC disse que, por causa da alta inadimplência, essa diferença não cai. Altamir afirmou que a inadimplência está em 7% ao mês, tendo crescido muito nos últimos tempos. Na conversa, segundo os presentes, ele não anunciou nenhuma medida para forçar a queda dos juros.