Título: Operários do Comperj voltam ao trabalho
Autor: Torres, Sergio
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2012, Economia, p. B9

Após quase um mês de greve, os cerca de 15 mil trabalhadores do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) voltaram ontem ao trabalho. Em assembleia, eles aprovaram a proposta de reajuste salarial médio de 10,5% apresentada pelo sindicato que representa os 24 consórcios empresariais envolvidos na obra.

Deflagrada no dia 9 de abril, a greve interrompeu totalmente a construção do Comperj, um dos mais importantes investimentos da Petrobrás em novas refinarias. Foi a quarta paralisação dos trabalhadores do complexo ocorrida nos últimos sete meses. Atrasado pelo menos dois anos, o Comperj tem seu cronograma afetado pelos sucessivos movimentos reivindicatórios.

Em entrevista há um mês, antes de deixar o cargo de diretor de Abastecimento da Petrobrás, o engenheiro Paulo Roberto Costa disse considerar "irrecuperáveis" os prejuízos causados pela greve no cumprimento dos prazos estabelecidos pela petroleira para o Comperj. A Petrobrás não quis se pronunciar ontem sobre o assunto.

A nova previsão de entrada em funcionamento da primeira refinaria é o segundo semestre de 2014. Além do reajuste salarial, os trabalhadores do Comperj obtiveram aumento de 42,8% no vale-alimentação, que passou de R$ 210 para R$ 300.