Título: Lula agiliza acerto com PSB em São Paulo
Autor: Gallo, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/05/2012, Nacional, p. A9

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer fechar com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o apoio do PSB à chapa de Fernando Haddad em São Paulo antes do dia 2 de junho. O objetivo é evitar que o partido chegue sem nenhuma aliança no encontro municipal de delegados que vai referendar o ex-ministro da Educação como candidato à Prefeitura de São Paulo.

O objetivo da cúpula do PT é anunciar alguma parceria eleitoral, com pelo menos um partido, antes do evento para demonstrar que Haddad não está sozinho e consegue agregar outras forças políticas. O encontro do ex-presidente com Campos está previsto para esta semana.

Aliados tradicionais do PT, como o PC do B, recusam-se até o momento a fazer parte da aliança e ensaiam uma candidatura própria. O PSB é o alvo preferencial do PT por causa do compromisso assumido em janeiro por Campos com Lula de que não caminharia com José Serra (PSDB). Em troca, o PT teria de abrir mão da candidatura em cidades estratégicas para o PSB.

Os petistas, que ainda enfrentam dificuldades para compor em algumas cidades - como Franca (SP) e Ferraz de Vasconcelos (SP) - correm para finalizar os entendimentos e entregar na mão de Lula uma lista com os gestos feitos pelo PT em prol do PSB, que devem incluir Boa Vista (RR), Macapá (AP), Duque de Caxias (RJ) e Mossoró (RN).

Integrante da coordenação da campanha de Haddad, o vereador Chico Macena afirmou ontem que o partido já dá como certa a aliança com o PSB. A única pendência, disse, é Franca.

Na contramão do discurso, o vereador do PSB, Juscelino Gadelha, negou ser apenas esse o impasse para a aliança e declarou também ter posto na mesa a situação de Taboão da Serra. "Já conversei com Rui Falcão (presidente nacional do PT)", disse.

Recife. Segundo dirigentes do partido, embora traga problemas para Eduardo Campos, o imbróglio envolvendo as prévias do PT no Recife não deve afetar o apoio do PSB a Haddad em São Paulo porque a capital pernambucana não estava no pacote de negociação entre as siglas.

Outros partidos. Depois de convocar, há dez dias, a cúpula petista para tomar pé das negociações com os partidos que a campanha de Haddad pretende atrair, Lula conversou com dirigentes do PR. Do senador Alfredo Nascimento (PR-AM), dirigente nacional da sigla, ouviu uma manifestação de boa vontade e colheu a intenção de aparar arestas para que o partido caminhasse com o PT. Mas há setores da sigla que resistem à união.

Lula deve conversar ainda com o presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo, para tentar definir o apoio a Haddad.

O PC do B vê a pré-candidatura do vereador Netinho de Paula fazer água e negocia uma composição com o PT ou o PMDB - esta última hipótese menos provável porque, segundo dirigentes comunistas, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) pressiona a sigla _ que integra o governo paulistano - para que não feche acordo com o desafeto Gabriel Chalita. / COLABOROU RICARDO CHAPOLA

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema