Título: PSB espera acordo em PE para apoiar Haddad
Autor: lacerda, Angela
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2012, Nacional, p. A8

O pré-candidato petista à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, esquivou-se de comentar o impasse envolvendo a definição da candidatura do PT e a aliança com o PSB no Recife. “Isto está a cargo do diretório nacional. Eu não estou acompanhando a discussão com o PSB nacional”, afirmou o ex-ministro após participar na tarde de ontem de uma sabatina na Rede Record.

A definição da candidatura no Recife é uma pendência para que o PT f eche a aliança com os socialistas na capital paulista, o que será a primeira da campanha de Haddad, apadrinhado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um acordo entre os partidos propunha a pré-candidatura do senador Humberto Costa (PT) como nome de consenso. Os petistas já teriam conseguido convencer o secretário do Governo do Estado, Maurício Hands, a desistir das prévias e, agora, precisavam fazer o mesmo com o atual prefeito do Recife, João da Costa, disposto a disputar a reeleição. O prefeito, no entanto, afirmou não ver motivos para abrir mão da candidatura e se diz convicto de ser o melhor nome da sigla na cidade.

Impasse. Com o impasse, a Executiva Nacional do PT se reunirá em São Paulo na próxima terça-feira, dia 5, para escolher quem será o candidato do partido no Recife. A intenção do PT era ter as costuras de aliança encerradas amanhã, quando ocorrerá o encontro municipal. No evento, que reunirá petistas da capital paulista, o partido anunciará oficialmente a candidatura de Fernando Haddad. Além disso, também será definida a chapa de vereadores. Apesar de a demora na formação da coligação contrariar o desejo i nicial do PT, Haddad mostra-se paciente. “Temos que respeitar o tempo de cada partido. Não temos pressa.”

Os partidos têm até 30 de junho para definir as alianças e apoios. Segundo o petista, não se espera nenhuma surpresa para o dia do encontro. Além do PSB, há a possibilidade de coligação com o PC do B, que mantém, até o momento, a pré-candidatura do vereador Netinho de Paula.

Encontro. O pré-candidato do PMDB, Gabriel Chalita, também foi sabatinado ontem. Ele se encontrou com o concorrente petista e ambos trocaram cumprimentos, sorrisos e fizeram piada sobre suas idades – Haddad tem 49 anos e Chalita, 43.