Título: Corte aciona gatilho e muda poupança
Autor: Fordelone, Yolanda
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/05/2012, Economia, p. B4

O gatilho da nova regra da caderneta de poupança foi acionado. A partir de hoje, com a taxa básica de juros em 8,5%, passa a valer o novo método de rentabilidade da aplicação financeira mais popular do País, no qual o rendimento será de 70% da Selic mais variação da Taxa Referencial (TR).

Logo após o anúncio da decisão do Copom, o Banco Central divulgou circular detalhando o novo cálculo da rentabilidade das cadernetas. Depósitos realizados a partir de hoje terão taxa de remuneração de 0,4828% ao mês, acrescido da TR.

A mudança não afeta as poupanças antigas, que continuam a render 0,5% ao mês mais TR. É válida apenas para as contas que forem abertas ou para novos depósitos nas já existentes.

Segundo dados do Banco Central, 67,3% têm até R$ 5 mil depositados na caderneta.

"A caderneta de poupança é um instrumento de aplicação antigo, idealizado para permitir que o poupador não perdesse poder de compra contra a inflação. Na época, os juros eram elevados e ela não concorria com os títulos públicos", diz o professor da Escola de Negócios Trevisan, Alcides Leite.

Com os juros mais baixos, o governo decidiu mudar a fórmula do cálculo da rentabilidade da poupança. O objetivo é evitar uma onda de saques dos fundos e de outras aplicações atreladas à Selic rumo à poupança, além de abrir espaço para novas quedas dos juros.

"A queda do juro força as aplicações de renda fixa a renderem menos, na medida em que são atreladas a títulos governamentais. Houve um realinhamento para que a caderneta não rendesse mais do que a renda fixa", diz o professor do Ibmec, Gilberto Braga.

O grande problema de a poupança ter muita competitividade em relação às demais aplicações é que a migração entre os investimentos desequilibraria as contas do governo. Os fundos de renda fixa e DI são compradores de grande parte dos títulos públicos, instrumento de captação de recursos do governo.

Segundo Leite, a poupança é o investimento mais líquido do mercado, criado para investimentos de curto prazo. Se a regra antiga continuasse válida, esse objetivo seria deturpado. Isso porque os investidores sacariam os recursos dos fundos, programados para o médio e longo prazos, para colocá-los na caderneta. A poupança antiga, portanto, representava uma verdadeira trava para o governo alcançar o objetivo de baixar ainda mais o juro.

De acordo com Braga, haveria outras maneiras de reduzir a competitividade da poupança - diminuir o Imposto de Renda sobre os fundos, por exemplo. Mais uma alternativa seria retirar o sistema "come cotas", imposto cobrado a cada seis meses dos fundos de renda fixa.

Siga o @EstadaoEconomia no Twitter + ECONOMIA --------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

18:05 Descolado do exterior, dólar sobe pela ... 18:04 ‘Autoconhecimento ajuda a exercitar ... 17:57 Avião da Azul vai testar bioquerosene ... 17:42 Plataformas unem pequenos negócios 17:40 Nova licitação de petróleo pode ... 17:26 Itaú volta a reduzir juros do cheque ... 17:22 Agência Egan-Jones rebaixa rating de ... 17:22 Argentina aumenta controles sobre ... 17:11 Para sobreviver, 12% de empresários ... 16:56 Preço da cesta básica da Fipe sobe 1,93% ...

--------------------------------------------------------------------------------

+ COMENTADAS + LIDAS 01 Crise atual pode ser pior que a...02 Grupo J&F desiste da compra da Delta...03 Governo já discute redução de superávit primário...04 Montadoras fazem feirões para baixar estoques...05 Cliente não entende desconto e mercado para...06 Na indústria e na agricultura, só as...07 BC corta juro em 0,5 ponto porcentual,...08 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3%...09 Artigo: Crise chinesa no horizonte?...01 Veja os novos preços dos 10 mais carros vendidos 02 Mantega reduz IPI para setor automotivo 03 Copiar CD para uso próprio deixará de ser crime 04 Carro de consumidor devedor custa menos que bicicleta 05 Seu futuro chefe pode estar de olho no seu Facebook 06 Seis passos para tirar o visto americano 07 Bancos perdem R$ 10 bi com calotes no crédito 08 Países do euro se preparam para saída grega 09 ‘Crise atual pode ser pior que a Grande Depressão’ 10 Google invade vida privada com Street View