Título: Sob alegação de 'bullying empresarial, Delta vai à Justiça para evitar falência
Autor: Junqueira, Alfredo
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/06/2012, Nacional, p. A4

A Delta Construções anunciou, no início da noite de ontem, que entrou com pedido de recuperação judicial na Justiça do Rio de Janeiro. A medida é um recurso usado por empresas em dificuldades financeiras, para evitar falência. Em nota de sua assessoria de imprensa, a construtora diz ser vítima de "uma espécie de bullying empresarial".

Também ontem à noite a empreiteira sofreu um revés, ao ter seu pedido de liminar negado pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que fosse suspensa a quebra nacional dos seus sigilos bancário, fiscal e telefônico, decretada pela CPI do Cachoeira. A íntegra da decisão da ministra não havia sido divulgada até o fechamento desta edição, mas no sistema de acompanhamento processual do STF constava a informação da liminar indeferida.

Principal empreiteira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Delta tem sido alvo de denúncias de três meses para cá, desde que a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, revelou ligações entre diretores da construtora e o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Na sexta-feira, a holding J&F anunciou que havia desistido de comprar a empresa de Fernando Cavendish, alegando "crise de confiança e credibilidade". A Delta é alvo da CPI do Cachoeira no Congresso, tem executivos investigados pela PF e pode ser considerada inidônea pela Controladoria-Geral da União - o que a impediria de participar de novas licitações. No texto distribuído na noite de ontem, a Delta afirma que "várias administrações públicas estão deixando de honrar os pagamentos de obras já executadas", em razão das notícias do envolvimento de seus executivos em "supostos atos ilícitos".

A empresa afirma que pediu a recuperação judicial mesmo sem ter dívidas trabalhistas, previdenciárias e tributárias. "Os ativos patrimoniais e a receber são muito superiores à dívida atual com fornecedores e bancos." A nota ressalta que a empresa é responsável, direta ou indiretamente, pelo sustento de 80 mil famílias.

'Fôlego'. "A administração da Delta está informando à Justiça que todas as empresas do grupo são viáveis economicamente e possuem ativos relevantes e que estão aptas a efetuar as obras e serviços públicos e privados para os quais foram contratadas. Afirma ainda que pretende honrar suas dívidas de forma integral, mas que necessita do amparo judicial para recuperar seu fôlego financeiro", explica o texto.

Para cuidar de seu processo de recuperação judicial, a empreiteira contratou a consultoria internacional Alvarez & Marsal, que já autuou em processos semelhantes com a Varig e a Casa & Vídeo (rede de varejo com sede no Rio). "No cenário internacional, trabalhou no caso do banco Lehman Brothers", afirma a construtora.

Obras. A Delta foi a empresa que recebeu o maior volume de recursos federais de três anos para cá: R$ 2,4 bilhões, e tem mais de 300 contratos com 23 Estados e o Distrito Federal. Além de construção, a empreiteira atua em coleta de lixo em cidades como Rio e Brasília, concessão de rodovias e construção de linhas de transmissão de energia. No Rio, sede da empresa, a Delta prosperou a partir da gestão do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB). Cavendish e o peemedebista são amigos próximos. Na CPI, a divulgação de fotos de ambos e suas respectivas mulheres em festas e jantares na França e em Mônaco tornou Cabral um dos potenciais alvos da comissão. Nos cinco anos e cinco meses de gestão do peemedebista, a Delta faturou R$ 1,5 bilhão.

Anúncios Google

Recuperação Judicial

Acessoria e Consultoria Juridica Plano de Recuperação Judicial

www.nsaadvocacia.com.br

Planos de Saúde Advogado

Muito Mais Barato pela Qualicorp. Faça sua Simulação no Site Agora !

www.economizecomaqualicorp.com.br

Liderança Empresarial

Desenvolva-se e Torne-se um Líder. Sociedade Brasileira de Coaching.

www.sbcoaching.com.br

-------------------------------------------------------------------------------- Siga o @EstadaoPolitica no Twitter+ políticaDeputado pede desculpas por "palavras de baixo calão" em CPMI do Cachoeira Perillo nega em CPI ter repassado dinheiro a jornalista Perillo nega irregularidade na venda de casa Perillo chega para depor no Senado em meio a tumulto Na CPI, Perillo nega 'qualquer relação' com Cachoeira TV Estadão

Partidos confirmam participação em debate do Estado/TV Cultura/YouTube

+ comentadas 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ... 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ... 03 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ... 04 Diretor do Turismo sob investigação pede ... 05 Japão mobiliza 900 soldados para ... 06 Dilma proíbe ministro da Agricultura de ... 07 FHC critica Lula e diz que petista 'mama' na ... 08 Ex-integrante do Mossad sugere envolvimento ... 09 Brasil questionará na OMC subsídios ... 10 Gravações envolvem braço direito de Agnelo ... Especiais LEGISLATIVO Por dentro das assembleiasPELO BRASIL Mapa da Gestão FiscalGoverno Dilma O troca-troca do Ministério de Dilma RousseffELEIÇÕES 2012 Serra e Haddad fazem "cabo de guerra" paulistano