Título: Festas do banqueiro reuniam famosos
Autor: Amorim, Daniela
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/06/2012, Economia, p. B4

O presidente do Banco Cruzeiro do Sul, Luis Octavio Indio da Costa, vem de família renomada e é figura conhecida na alta sociedade paulistana. As festas que promove são destaque em colunas sociais. Em 2009, o jardim de 6 mil metros quadrados do château de Luis Octavio, em Embu das Artes, a 30 quilômetros da capital, foi palco de um show de Tony Bennet, que animou a comemoração de 15 anos do Banco Cruzeiro do Sul, para 500 convidados.

Em janeiro daquele mesmo ano, o banco patrocinara a vinda ao Brasil do astro pop britânico Elton John, que fez também um concerto privê, na Sala São Paulo, para uma plateia de mil convidados. O compositor e maestro italiano Ennio Morricone, famoso por suas trilhas sonoras para o cinema, foi outra atração trazida pelo banqueiro.

Este ano, o banco estreou a atuação em eventos carnavalescos, patrocinando o "Timoneiros da Viola", o bloco-homenagem ao compositor Paulinho da Viola, no Rio.

Luis Octavio gosta de exaltar seu lado mecenas e chegou a dizer, em entrevista, que tinha o sonho de trazer a cantora americana Barbra Streisand como atração de uma de suas festas. Eventos que atraíam celebridades e autoridades, como o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o então governador paulista José Serra.

Também já compareceram aos shows particulares promovidos pelo banqueiro a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie, o governador do Rio, Sérgio Cabral, o publicitário Roberto Justus, a apresentadora Luciana Gimenez e a top model internacional Naomi Campbell.

As acompanhantes de Luis Octavio mereceram lugar de destaque nas colunas de fofoca. A modelo e apresentadora Daniela Cicarelli foi um dos namoros do banqueiro que movimentaram a imprensa de colunismo social. A beldade e estilista Cris Barros foi outra conquista do empresário.

O clã Indio da Costa é influente no eixo Rio-São Paulo. No ramo carioca, a família era conhecida pela atuação em arquitetura e design, mas em 2010 o ex-deputado federal Antônio Pedro Indio da Costa, primo do banqueiro, ganhou notoriedade nacional ao lançar-se candidato a vice-presidente, pelo DEM, na chapa de José Serra, do PSDB.

O escritório de arquitetura de Luiz Eduardo Indio da Costa, tio de Luis Octavio, foi fundado nos anos 1970, no Rio. A partir dos anos 1990, a empresa ampliou a atuação: hoje, chama-se Indio da Costa Arquitetura, Urbanismo, Design e Transportes. O projeto do novo Píer Mauá, na revitalização do Porto do Rio, está a cargo do escritório. Além de casas de alto padrão, o grupo foi responsável pelo projeto de reurbanização do Leblon, bairro nobre do Rio, nos anos 1990.

O bairro passou por obras no Rio Cidade, programa de revitalização do então prefeito Cesar Maia, que lançou Antônio Pedro na política - o ex-deputado começou a trabalhar na prefeitura em 2000 e chegou a secretário municipal de Administração. Em abril de 2011, Indio da Costa deixou o DEM e aderiu ao PSD, criado pelo prefeito Gilberto Kassab.

A família Indio da Costa comprou o Banco Cruzeiro do Sul do Grupo Pullman em dezembro de 1993. No negócio, Luis Octavio teve seu pai, Luiz Felippe Indio da Costa, como sócio.

Em 2011, o presidente do Cruzeiro do Sul contou, no quadro Três Perguntas, do programa Ressoar, da TV Record, que começou a trabalhar aos 17 anos no mercado financeiro. "Comprei uma corretora quando fiz 27 anos", disse Luis Octavio no programa, referindo-se à sua mudança para São Paulo.

Segundo ele, a ideia de investir no banco foi aproveitar oportunidades com a expansão do crédito pessoal, diante da estabilização da economia. "Nossa ideia era encontrar um produto ligado a crédito, porque a gente achava que a estabilidade da moeda traria um crescimento da base de crédito muito grande, e que tivesse pouco risco em termos de inadimplência. Foi daí então a ideia do crédito consignado", disse Luis Octavio na entrevista.

Em seu site, o Banco Cruzeiro do Sul define-se como "banco múltiplo privado que atua principalmente no mercado de crédito pessoal com desconto em folha de pagamento para funcionários públicos e pensionistas do INSS". A área de Relações com Investidores informa ainda que a instituição começou com "uma licença para oferecer crédito consignado a funcionários do Exército Brasileiro".

O Banco Cruzeiro do Sul possui 337 convênios para oferecer crédito consignado a funcionários públicos, aposentados e pensionistas em todo o Brasil. A informação é do mês passado, no site da instituição. O crédito a pequenas e médias empresas é outra de suas atividades.

Segundo reportagem da revista Piauí de 2010, o ex-deputado Indio da Costa chegou a ser acusado de favorecer o Banco Cruzeiro do Sul no credenciamento de contratos para crédito consignado na prefeitura do Rio. Na época, o primo de Luis Octavio trabalhava no Executivo municipal, mas nada foi comprovado.