Título: Ministérios terão de acelerar investimentos pró-crescimento
Autor: Fernandes, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/06/2012, Economia, p. B5

Os ministérios com baixo desempenho nos investimentos terão de correr para acelerar a execução dos projetos prioritários para garantir um aumento de desembolsos e estimular o crescimento da economia. Na percepção da presidente Dilma Rousseff, é preciso um "choque" de gestão e os ministros das áreas mais críticas serão chamados a apresentar um plano de ação e dar uma resposta o mais rápido possível. Dilma quer ver resultados já no início do terceiro trimestre.

A aceleração dos investimentos foi um dos principais temas das reuniões de ontem da presidente com vários ministros e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. O banco vai anunciar hoje novas medidas para destravar as concessões de crédito para capital de giro e investimentos, que não estão no ritmo esperado pelo governo.

No cenário de agravamento da crise internacional, a presidente quer todos os ministros com foco em ações pró-crescimento. A presidente está bastante irritada com os números dos investimentos levados pelo Ministério da Fazenda. O diagnóstico apresentado pela equipe econômica à presidente é de que não há falta de recursos, mas a máquina administrativa não está respondendo a contento. A maior insatisfação é com o Ministério dos Transportes.

A avaliação é de que não é possível continuar com o quadro atual, em que o crescimento dos investimentos, até maio, foi sustentado basicamente pelo programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

A partir de agora, a presidente, que já acompanha de perto a execução das principais obras, vai redobrar o gerenciamento desses projetos num estilo mais próximo ao que marcou sua gestão à frente da administração do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no governo Lula. A presidente também deve fazer mais viagens de visitas a obras.