Título: Boato sobre Obama ofusca prêmio dos EUA
Autor: Escobar, Herton ; Girardi, Giovana
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/06/2012, Vida, p. A21/22

Em meio a um boato que circulou ontem no Riocentro dando conta da vinda do presidente americano Barack Obama para a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, os Estados Unidos foram agraciados ontem com o "prêmio" Fóssil do Dia da Rio+20. A "distinção" é dada ao país que está trabalhando menos para que se chegue a um consenso no documento final do evento.

O anúncio ocorreu no final do dia, quando o boato de que Obama viria ao Rio ainda circulava entre representantes de delegações e jornalistas.

A Embaixada do Brasil em Washington, no entanto, informou ao Estado que essa possibilidade está descartada. Quem vem ao Brasil em seu lugar é a secretária de Estado do país, a ex-primeira-dama Hillary Clinton.

Pressão irreverente. O Fóssil do Dia é escolhido por organizações não governamentais que fazem parte da rede Climate Action. Tradicionalmente, essa homenagem ao avesso é anunciada em conferências ambientais.

O objetivo dessa ação é pressionar politicamente os governos, realizando atos sarcásticos. A cada dia, será anunciado um novo país-fóssil. E, ao final da conferência da ONU, será escolhido aquele que, na avaliação das ONGs, menos contribuiu para a negociação do documento oficial.

Segundo o Climate Action Network, os EUA "se recusaram repetidas vezes a comprometer recursos para iniciativas de desenvolvimento sustentável no processo da Rio+20, apesar de oferecer mais de US$ 521 bilhões para grande poluidores".

O país de Obama, continuou a organização, venceu por "não ter nenhum compromisso real" com as negociações e por contribuir, segundo o grupo, para "apagar compromissos significativos de várias partes" na discussão do texto. O "prêmio" é oferecido desde 1999.