Título: EUA afirmam que conferência é prioridade
Autor: Escobar, Herton
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/06/2012, Vida, p. A22

A administração de Barack Obama insistiu ontem que a Rio+20 é uma prioridade para os Estados Unidos, apesar da ausência do presidente na cúpula da conferência, que ocorrerá na próxima semana. Autoridades americanas envolvidas nas negociações disseram temer que o documento final seja muito longo.

"Nós estaremos representados por um nível hierárquico elevado com a presença da secretária de Estado, Hillary Clinton", disse ontem Todd Stern, enviado especial americano para Mudanças Climáticas, acrescentando que o presidente tem outros compromissos agendados para a mesma época. De acordo com Stern, tem havido avanços, mas há muitas divergências. Ele não quis comentar detalhes das negociações.

No site da Casa Branca não há nada marcado para o período entre 20 e 22 de junho, mas há informações de que o presidente tenha compromissos de campanha em Orlando e Chicago nessas datas. A ausência, segundo a secretária- assistente de Estado Assuntos de Meio Ambiente, Kerri-Ann Jones, não significa que o governo dê pouca importância ao encontro. "Esta administração trouxe uma nova energia. Obama tem se esforçado muito", disse Jones.

O governo americano tem demonstrado pouco interesse em relação à Rio+20 em suas páginas oficiais. O site da Agência de Proteção Ambiental (EPA) nem mesmo cita em sua página inicial a conferência. Para achar informações sobre o encontro no site, é preciso ir para o índice, onde há dados superficiais. Além disso, apesar de conhecida internacionalmente, Hillary tem o status de um ministro de Relações Exteriores, não de um chefe de Estado. Mais de cem países optaram por enviar como representante presidentes ou premiês.