Título: Disparada do dólar tem efeito limitado sobre os preços
Autor: Modé, Leandro
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/06/2012, Economia, p. B11

Entre o início de março e a última sexta-feira, o dólar se valorizou 20% em relação ao real - saiu de R$ 1,70 para R$ 2,04. Sempre que o mercado de câmbio sofre uma mudança tão brusca, os economistas esperam um impacto sobre a inflação. É o chamado pass-through (repasse).

Em geral, estima-se que cada 10% de desvalorização do real implique alta de 0,50 ponto porcentual do IPCA, o índice de preços oficial do País.

Mas, no ambiente atual das economias brasileira e global, os analistas do banco Credit Suisse estimam um efeito menor. Em primeiro lugar, porque "os preços das commodities agropecuárias não aumentaram muito em reais (uma vez que a alta do dólar foi compensada pela baixa dos preços no mercado global)".

O segundo fator está relacionado ao menor repasse da variação de custos de insumos para os bens finais nos últimos anos no Brasil. Por fim, eles notam que serviços e preços administrados tendem a sofrer menos hoje, "dado o menor efeito sobre os preços de alimentos e bens industriais". / L.M.