Título: Para nova vice de Haddad, Maluf terá papel reduzido na campanha
Autor: Mendes, Vannildo
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/06/2012, Nacional, p. A12

"Não vejo nenhum problema, não", afirmou ontem Nádia Campeão (PC do B), ao ser apresentada como vice de Fernando Haddad (PT), sobre a aliança com o PP. Segundo ela, a crítica que fez em 2007 à aproximação do PT com o deputado Paulo Maluf foi vencida, como agora, com a aproximação dos petistas com o bloquinho do qual o PC do B faz parte. Ninguém da sigla de Maluf foi ao evento, que teve a presença de dirigentes dos demais partidos coligados - PT, PC do B e PSB. Sinal de que o ex-prefeito ficará longe da campanha? Nádia responde, nesta entrevista ao Estado: "Maluf terá papel bastante reduzido".

A foto nos jardins do deputado Paulo Maluf a incomoda?

Mais importante nesse episódio é a presença do PP e a ampliação da aliança com um partido da base do governo Dilma. O PP tinha um papel importante para ampliar as possibilidades de vitória do Fernando Haddad. Nesse contexto a foto joga um papel secundário.

Qual avaliação a sra. faz da saída de Luiza Erundina e como suprir essa ausência?

A Erundina como vice era uma coisa muito importante, poderia ter um grande papel. Mas não muda a admiração nem o papel que ela pode ter na campanha. A tendência é as coisas adquirirem seu valor essencial. É termos uma aliança cujo núcleo é PT, PC do B e PSB.

A sra. não citou o PP.

E o PP. Estou dando o núcleo. O que dá a feição e o programa é a aliança entre esses partidos (os três primeiros).

Que avaliação a sra. faz da presença de Maluf na chapa?

Não vamos personificar essa questão do ingresso do PP. O episódio já ocorreu. Foi uma visita do presidente Lula e do Fernando Haddad a um convite do Maluf. Como não era um encontro secreto, a foto é uma decorrência. Já foi dito o que precisa ser dito. É seguir adiante. Acho que vai ser bastante reduzido o papel do Maluf.

Por quê?

Foi sempre assim. Foram várias alianças, ele mesmo já fez uma relação recentemente. Para mim, o assunto está esgotado.

Maluf afirma que não há mais esquerda nem direita na política. O que a sra. pensa disso?

Acho que existe, mas ela vai adquirindo contornos contemporâneos. Permanecem certos conceitos. À esquerda, de direitos sociais, solidariedade. E (à direita) os conceitos liberais, do livre mercado às últimas consequências, o Estado mínimo. Na eleição da França isso estava muito claro. Imagina! Dizer que o conceito de direita e esquerda está superado?

Quais temas a sra. gostaria de agregar à chapa de Haddad, como Erundina disse que faria?

Haddad menciona o eixo de educação, saúde e transporte. São as questões predominantes. Mesmo em uma metrópole, ainda não superamos os grandes gargalos sociais.

O mote de Haddad é o novo. O que seria novo em Esportes?

Fui secretária, mas a gestão acabou em 2004. Acompanhei o que aconteceu desde então, mas não me debrucei concentradamente. Uma ideia-força é procurar atender o cidadão comum. O esporte de competição tem a iniciativa privada.