Título: Companhias migram para o Brasil
Autor: Palácios, Ariel
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/07/2012, Economia, p. B6/7

Desde o início do ano, a consultoria Center Group já intermediou a transferência de 15 companhias da Argentina para o Brasil. "Os executivos de empresas do exterior com representações na Argentina acenderam o alarme de perigo quando perceberam que as medidas de controles das importações e dos dólares chegaram para ficar", disse à Agência Estado, o diretor da consultoria, Gustavo Segre.

A situação piorou quando as empresas ficaram proibidas de enviar seus lucros ao exterior. "As atropeladas medidas colocaram em risco os investimentos dos empresários, cujo negócio era importar e distribuir produtos, e também dos empregados que trabalham nestas empresas", opinou Segre.

A transferência para o Brasil, segundo ele, visa atenuar o impacto das medidas porque as empresas não querem perder o mercado na região. Segre preservou os nomes das empresas, mas revelou que pertencem aos mais variados setores, como plástico, alimentos, construção civil, cosméticos e máquinas.

Com um custo inicial de R$ 10 mil e uma demora de 60 dias para abrir a empresa no Brasil e outros 30 dias para conseguir o registro para poder importar, a empresa fica apta para operar no mercado brasileiro, conforme detalhou o consultor. "As empresas se instalam, preferencialmente, no Estado de Santa Catarina, devido à proximidade da Argentina, cultura e rapidez na tramitação dos documentos, além de potenciais benefícios fiscais na produção de bens". /M.G.