Título: As desvantagens do preço das commodities
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/07/2012, Economia, p. B2

Costuma-se dizer que pouco importa a origem das receitas de exportação. As que são obtidas com a venda de commodities são tão boas quanto as que vêm de produtos manufaturados. A realidade é totalmente diferente.

A exportação de manufaturados aufere um valor adicionado muito maior que a de commodities e dá maior contribuição ao crescimento do Produto Interno Bruto. Não se pode menosprezar também a relativa estabilidade de preços dos manufaturados que, ao incluírem uma inovação, criam um "plus" importante já na saída da fábrica. E, de um modo geral, quem fixa os preços dos bens manufaturados é o produtor.

A situação é totalmente diferente quando se trata de commodities, cujos preços são fixados nas Bolsas de Mercadorias no exterior, levando em conta os movimentos de demanda e oferta internacionais, e são sempre influenciados por problemas políticos cuja característica é de potencializá-los. Não é o preço à vista que dita a venda, mas quase sempre o do mercado futuro, que dificilmente pode ser estimado na véspera do fechamento do contrato de venda. Daí que essa grande flutuação de preços torna muito difícil contar, antecipadamente, com a receita a ser obtida.

Podemos ainda avaliar todos os aspectos negativos de ter uma política com base nas exportações de commodities, lembrando que seus preços externos afetam também os praticados no mercado interno. Não esquecendo que a grande volatilidade dos preços das commodities afeta diretamente as receitas de exportação que podem cair rapidamente de um modo inesperado.

Não é apenas para o comércio exterior do País que essas flutuações nos preços das commodities são muito inconvenientes, mas também para as receitas fiscais dos Estados produtores que podem ser afetadas por perdas substanciais e repentinas.

O Estado de Minas Gerais é um exemplo atual das perdas que se pode ter com a exportação de commodities: de janeiro a maio, 41,6% das suas exportações foram de minério de ferro; 12,6%, de café; 6,2%, de ferro-ligas; 5,6%, de ouro; com 30% de suas exportações indo para a China - o que causou forte recuo nas suas receitas.

A solução para neutralizar os efeitos das flutuações dos preços das commodities, para cima ou para baixo, seria constituir um fundo de reserva no período de altas para dispor de recursos no de baixas. Sem isso, o risco é ter de cortar fortemente os gastos previstos.