Título: IGP-M registra alta de 0,95% na prévia de julho
Autor: Nakagawa, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/07/2012, Economia, p. B7

Os preços no atacado pressionaram a inflação na primeira prévia do Índice Geral de Preços (IGP-M) de julho, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com uma alta de 0,95%, o indicador superou as expectativas mais pessimistas do mercado financeiro e também a inflação registrada na primeira prévia de junho (0,68%).

"O resultado é um bom retrato do que se deve esperar para os próximos IGPs", previu o coordenador de análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros. Segundo ele, os maiores focos de pressão não saem de cena até o fim do julho. "O pico virá no IGP-M. A tendência é de uma desaceleração da alta a partir de agosto." O grande vilão da primeira prévia foi a soja, influenciada por problemas climáticos nos Estados Unidos, que devem prejudicar a safra.

Só o complexo soja - que inclui grão, farelo, óleo bruto e óleo refinado - respondeu por 56% da alta de 1,25% registrada pelo índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), principal subgrupo do IGP-M. Em junho, o indicador variou 0,64%. Com alta acumulada no ano de 54,3%, o preço da soja vem subindo desde o início de 2012, quando houve quebra de safra no Brasil e na Argentina.

Os combustíveis também ficaram mais caros no atacado, embora o reajuste de 7,83% anunciado pela Petrobrás só tenha ocorrido no dia 22 de junho. Pelos cálculos da FGV, o item respondeu por 18% da inflação no atacado. Mas, como não se espera um novo aumento da gasolina, essa pressão tende a sumir em agosto.

A pesquisa mostra que a gasolina ficou 7,83% mais cara na primeira prévia de julho, enquanto o óleo diesel teve alta de 3,94%. Outro fator que vinha ajudando na desaceleração da inflação no atacado, mas começa a perder força, é a redução nos preços dos automóveis pelos fabricantes.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 10/07/2012