Título: Governador diz que Petrobrás confirma refinaria no Ceará
Autor: Torres, Sérgio
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/07/2012, Economia, p. B9

As obras para a Refinaria Premium II, no Complexo Industrial do Pecém, vão começar neste segundo semestre do ano. A garantia foi dada pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), ontem, durante almoço com lojistas em Fortaleza. O governador disse que nesta segunda-feira recebeu um telefonema da presidente da Petrobrás, assegurando o início das obras da refinaria da estatal.

"Recebi um telefonema da presidente da Petrobrás, Graça Foster, que garantiu o início das obras da refinaria ainda neste ano. Isso representa um investimento de cerca de R$ 22 bilhões só no Ceará", festejou o governador, que demonstrava preocupação pelo fato de a refinaria ter ficado de fora do plano de investimento da Petrobrás para os próximos anos.

Segundo Cid Gomes, a refinaria ajudará a enfrentar a crise econômica global.

"Há muitas incertezas e é compreensível que a iniciativa privada se retraia neste momento de crise. Mas o poder público vai manter um nível de crescimento da economia brasileira", afirmou o governador. Para ele, "o Brasil vai conseguir enfrentar os obstáculos, olhando seu mercado interno, e a partir de investimentos públicos como o da refinaria no Ceará". / LAURIBERTO BRAGA