Título: Governo vai elevar para 25% o teor de álcool na gasolina
Autor: Torres, Sérgio
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/07/2012, Economia, p. B9

Anúncio foi feito pelo ministro Edison Lobão, que participou de evento em que a Transpetro recebeu um novo navio-tanque

Sem a presença de diretores da Petrobrás, embora todos estivessem convidados, a Transpetro recebeu ontem o navio-tanque Sérgio Buarque de Holanda. O presidente da subsidiária, Sérgio Machado, que é cotado para deixar o cargo, buscou minimizar a ausência de Graça Foster, presidente da Petrobrás, e da diretoria da empresa. Alegou que todos recusaram o convite porque tinham agenda cheia.

Na cerimônia, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a Petrobrás investirá U$ 250 bilhões em cinco anos em embarcações e equipamentos navais. Afirmou também que "a qualquer momento" o governo aumentará de 20% para 25% o teor do álcool anidro misturado à gasolina.

A proposta de aumento foi apresentada a ele no mês passado pela Petrobrás. Será um modo, sustenta a empresa, de baixar a importação de gasolina, que de janeiro a abril, atingiu a média de 80 mil barris diários.

"Era 25%. Reduzimos para 20% em razão da contingência do ano passado. Estamos mantendo os 20%, mas a qualquer momento podemos voltar a 25%. Se a produção de etanol continuar nas condições de hoje, vamos mantê-la em 20%. Se a produção melhorar, elevaremos para 25%, que é o propósito", disse.

Realizada no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ), a solenidade surpreendeu pela ausência de Graça e dos diretores da Petrobrás. O mais graduado representante da petroleira era o gerente executivo de logística, Eduardo Autran. A surpresa foi ainda maior ao ser anunciada a presença do engenheiro Paulo Roberto Costa, demitido do cargo de diretor de Abastecimento após a posse de Graça, em fevereiro.

"Paulo Roberto participou do programa, teve papel importante. Recentemente saiu da Petrobrás e não tinha porque não convidá-lo. (...) Claro que convidei todo mundo. Você acha que eu ia deixar de convidar? Convido todo mundo. (...) A agenda de um diretor da Petrobrás é muito intensa", afirmou Machado.

O presidente da Transpetro não quis aprofundar-se sobre a possibilidade de vir a ser demitido, como vem sendo comentado. "Estou trabalhando todo dia das 8h às 23h com muito empenho, muita dedicação, é assim a minha vida."

O Sérgio Buarque de Holanda é o terceiro navio do Programa de Modernização da Frota (Promef) a entrar em operação e poderá carregar até 56 milhões de litros de combustíveis.

Licitações. Lobão afirmou que a 11ª rodada de licitação de blocos exploratório da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) permanece sem data prevista. As empresas esperavam que o leilão ocorresse ainda este ano.

O ministro acrescentou que a criação da empresa Petro-Sal depende da aprovação da nova lei dos royalties pelo Congresso. Enquanto não for aprovada a lei, a empresa não sai. Se criada, a Petro-Sal será responsável pela gestão de contratos de produção e comercialização de petróleo e gás na área do pré-sal, sob o novo modelo de partilha proposto.

O presidente da Transpetro aproveitou a cerimônia para afirmar que o Estaleiro Rio Tietê, em Araçatuba (SP), entrará em operação em agosto, com o corte do aço de sua primeira embarcação. O navio incorporado ontem à frota partiu do cais de Niterói para ser abastecido em terminal na Baía de Guanabara com uma carga de nafta, rumo a Salvador.