Título: Petrobrás diz que vai estudar vestígios arqueológicos
Autor: Torres, Sérgio
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/07/2012, Economia, p. B6

A Petrobrás informou por meio de nota que "quaisquer vestígios" arqueológicos encontrados nas áreas de influência direta e indireta do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e dos empreendimentos complementares (o porto de São Gonçalo e a via de acesso exclusiva para carretas, por exemplo) "serão devidamente estudados e salvos".

"Dessa forma, é garantido que o empreendimento não causará destruição de vestígios arqueológicos", diz a nota.

O comunicado da Petrobrás sustenta que o estudo de identificação do patrimônio arqueológico realizado antes da obtenção do licenciamento para a obra não localizou sambaquis, embora o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já tenha registrado oficialmente um deles.

Nas servidões e faixas marginais da estrada de terra que levam da sede do município de São Gonçalo às praias da Luz e da Beira e na retroárea do futuro píer foram "encontrados dois sítios históricos", revelou a Petrobrás.

"No processo de licenciamento, foi realizado estudo de identificação do patrimônio arqueológico por empresa especializada em arqueologia devidamente autorizada pelo Iphan, com campanhas de prospecção e sondagens arqueológicas", informa a nota da empresa.

"Adicionalmente", acrescenta o documento, "será executado o Plano de Monitoramento Arqueológico, a ser aprovado pelo Iphan e implementado antes do início das obras".

Esse plano, diz a Petrobrás, "prevê a presença de profissionais de arqueologia acompanhando as frentes de obras, possibilitando a identificação de vestígios arqueológicos porventura existentes e não mapeados durante os trabalhos anteriores". / S.T.