Título: FMI elogia balanços patrimoniais dos países asiáticos
Autor: Trevisan, Claúdia
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/07/2012, Economia, p. B8

A perspectiva para a economia global se deteriorou e, embora a Ásia não esteja imune às turbulências, está bem posicionada para responder aos desafios que surgirem, afirmou a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

O FMI vai divulgar na próxima semana uma avaliação atualizada sobre a economia global e "a perspectiva de crescimento será um pouco menor do que esperávamos há três meses", disse Lagarde, em discurso no Banco da Tailândia.

A autoridade observou que os fortes balanços patrimoniais e a boa posição fiscal dos países asiáticos permitiram que a região evitasse a espiral negativa dos governos e dos bancos que ameaça a Europa. No entanto, a Ásia não ficará intocada.

"Existem potenciais vulnerabilidades. E, se elas se materializarem, a Ásia está bem posicionada para responder", declarou.

Christine Lagarde falou antes da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) da China e, segundo suas projeções, a economia chinesa deveria crescer menos do que 8% este ano. Ela também afirmou que espera uma contribuição maior do consumo doméstico para a economia chinesa.

Com relação à Europa, Lagarde afirmou que os membros da União Europeia fizeram progresso em lidar com a prolongada crise, embora ainda precise ser feito mais.

A volatilidade no fluxo de capital nos mercados emergentes aumentou, afirmou ela, acrescentando que os bancos centrais no Sudeste Asiático têm "espaço de manobra" em sua política. / DOW JONES NEWSWIRES