Título: Bernardo afirma que venda de chips poderá ser liberada nos próximos dias
Autor: Gazzoni, Marina ; Petry, Rodrigo
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/08/2012, Negócios, p. B10

As vendas de novas linhas das operadoras de telefonia celular mais reclamadas do País podem ser liberadas "nos próximos dias", afirmou ontem o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Desde o último dia 23, as empresas TIM, Claro e Oi tiveram a comercialização de chips proibida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Anatel não confirmou o prazo para a liberação do serviço.

Bernardo avaliou como "satisfatórios" os planos divulgados pelas empresas e considerou que os investimentos deverão melhorar o serviço das operadoras daqui para frente. "As medidas apresentadas pelas empresas (de melhoria dos serviços) têm compromisso de implementação e serão divulgadas na internet para cobrança, não só pela Anatel, mas também pela sociedade em geral", afirmou o ministro, após participar de evento da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), na capital paulista.

No mesmo evento, o presidente da Anatel, João Rezende, disse que os planos das empresas estão "caminhando bem", mas não quis divulgar uma estimativa para a liberação das vendas. "Quando a Anatel tiver a decisão, vamos comunicar. Pode ser (nos próximos dias)", afirmou.

TIM. A afirmação do ministro está em linha com as expectativas da TIM, que afirmou mais de uma vez ontem em teleconferência a analistas e à imprensa que prevê a retomada das vendas nos "próximos dias". A empresa foi a mais afetada pela medida da Anatel e teve a comercialização de novas linhas suspensa em 18 Estados e no Distrito Federal.

A empresa não quis divulgar uma estimativa do impacto financeiro da decisão da Anatel, mas manteve as projeções de aumento da receita acima de 10% no ano. "Ainda é muito cedo para definir se há uma materialidade (da suspensão das vendas) sobre a receita. Se as coisas caminharem conforme esperamos, permanecemos confiantes em alcançar os objetivos do fim do ano", disse o diretor de marketing da empresa, Roger Solé.

Para o analista-chefe de Telecom do banco Santander, Valder Nogueira, a meta é plausível. "A geração de receita da empresa não parou em 19 Estados. A TIM não pode vender novas linhas, mas pode continuar a vender outros serviços, como a recarga, à sua atual base de clientes", disse.

A empresa anunciou também a antecipação das vendas do serviço de banda larga fixa em São Paulo, que será lançado hoje. A previsão anterior era iniciar o projeto em setembro. "Se o serviço decolar como a TIM tem falado, ele mais do que compensa o que a empresa talvez tenha perdido com a venda de novas linhas nestes dias", avaliou Nogueira.

Negociação. A TIM apresentou à Anatel um plano de investimento de R$ 3 bilhões para 2012, um valor que já estava previsto no orçamento da empresa para o ano. O diretor de assuntos regulatórios da TIM, Mario Girasole, disse que a empresa não viu necessidade em aumentar investimentos, mas realocou recursos de uma área para outra para se adequar às exigências da Anatel.

A área de qualidade, que inicialmente receberia R$ 225 milhões, receberá um aporte maior, de R$ 451 milhões. Ele não informou qual segmento perdeu parte do investimento.

No primeiro semestre, a TIM investiu R$ 1,6 bilhão, um volume 56% maior do que no mesmo período do ano passado.

Segundo Girasole, a negociação com a Anatel é o foco da TIM para conseguir a liberação das vendas. A companhia chegou a entrar com um mandado de segurança para tentar evitar a suspensão das vendas há cerca de 15 dias, mas teve o pedido negado em primeira instância. O executivo disse que a empresa, por enquanto, não vai recorrer.

Imagem. A companhia já iniciou campanhas para tentar reverter a imagem negativa provocada pela medida da Anatel e espera um aumento nas despesas com marketing no próximo trimestre. "Esse assunto ficou no top of mind dos brasileiros. Estamos fazendo campanhas para explicar melhor a situação e nossos investimentos", disse Sole.

A empresa também afirmou que pretende inovar no próximo semestre na oferta de serviços de telefonia e banda larga para continuar a ganhar mercado. A TIM alcançou 68,9 milhões de linhas ativas no segundo trimestre, um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse foi o oitavo trimestre consecutivo em que a companhia liderou a expansão da base de clientes de telefonia móvel.