Título: Temor é de que fundo esteja descapitalizado
Autor: Decloedt, Cynthia
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/07/2010, Economia, p. B4

Cotistas do fundo BCSul Verax 5 temem que a administradora esteja descapitalizada com a desvinculação de Luiz Octavio e Luiz Felippe Índio da Costa do controle da empresa que administra os fundos, a BCSul Verax Serviços Financeiros.

Um mês antes da intervenção no Banco Cruzeiro do Sul, em 7 de maio, foi aprovada em assembleia dos sócios da BCSul Verax a saída da família dessa sociedade, como confirmou a Verax. Essa data, que antecede a da intervenção do Banco Central no Cruzeiro do Sul, é a que vale para quaisquer fins legais, segundo um advogado especializado. A homologação da mudança societária na junta comercial foi feita, no entanto, em 6 de junho, dois dias após a intervenção.

Além de Luiz Octavio e Luiz Felippe, a BCSul Verax tinha como sócio a Verax Consultoria de Investimentos e Serviços Financeiros, sociedade entre Marcelo Xandó Baptista, Marcio Dreher, José Mauricio Xandó Baptista (pai de Marcelo) e outra sociedade com a M.R.V. Consultoria, de Victor Xandó Baptista (irmão de Marcelo). O documento da Junta Comercial do Estado de São Paulo, que homologa a mudança, mostra que nessa data foi também alterada a denominação social da empresa para Verax Serviços Financeiros, retirando-se o nome do Banco Cruzeiro do Sul.

O documento mostra que o controle da sociedade foi assumido pela empresa Triex Participações, com 70% do capital social, enquanto a Verax Consultoria ficou com 30%. A Triex tem data de início de atividade em 8 de dezembro de 2011, com capital de R$ 1 mil e Marcelo Xandó e seu pai como sócios.

A Verax alega que a venda da participação dos Índio da Costa começou a ser negociada em abril de 2011 e concluída no início de 2012.

Diz que "contratou um serviço de consultoria independente para o redesenho e aprimoramento dos processos internos e evolução dos princípios de autorregulação, que culminou na alteração societária deste ano". Frisa ainda que "desde que foi fundada, em 2003, atua como gestora independente, não tendo sido parte do conglomerado societário e/ou financeiro do Cruzeiro do Sul". / C.D.