Título: Antes disputado, agora dispensado
Autor: Landim, Raquel
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/08/2012, Economia, p. B3

Mestre de obras havia recusado outras propostas

José Domingos dos Santos, 49 anos, é mestre de obras. Com 14 anos de experiência na construção civil apenas em sua última passagem pelo setor e acostumado a comandar equipes, ele é um trabalhador qualificado - um daqueles profissionais que as construtoras costumavam disputar entre si.

Santos acaba de perder o emprego. Ele trabalhava há cinco meses na construção de um grande complexo de apartamentos na Vila Leopoldina, na zona Oeste de São Paulo. Com as seis torres residenciais prestes a ficar prontas, foi dispensado pela empresa. "Disseram que a obra acabou e que não tinham outros projetos agora que justificariam nos manter", afirmou.

O mestre de obras ficou bastante surpreso porque, há alguns meses, chegou a recusar ofertas de emprego para continuar trabalhando para o mesmo patrão. Ele conta ainda que o setor atravessou um período de bastante aquecimento e que, desde 2009, não tem dificuldade em encontrar trabalho.

"Enviei alguns currículos e até fiz entrevistas, mas querem pagar pouco com uma carga pesada de trabalho", diz Santos. "Não é a condição que quero para mim. Preciso passar tempo com a família. Vou esperar um pouco". Ele se mantém otimista e acredita que vai encontrar um novo emprego em breve.