Título: Julgamento e viagens de Cabral são mais citados que gestão Paes
Autor: Gallo, Fernando ; Duailibi, Jília
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/08/2012, Nacional, p. A12/13

No Rio, quatro candidatos se juntam para cobrar não só problemas da gestão, mas proximidade com PT e com o governador

O mensalão e as viagens luxuosas do governador Sérgio Cabral (PMDB), correligionário e aliado do prefeito Eduardo Paes, serviram de munição para os quatro candidatos de oposição no debate promovido ontem pela TV Bandeirantes no Rio. Os rivais do candidato à reeleição também cobraram o que chamaram de falhas da atual administração na capital fluminense.

No Rio, o PMDB e o PT repetem a aliança nacional. Paes tem como candidato a vice o vereador petista Adilson Pires. Coube ao tucano Otávio Leite lançar o assunto do mensalão. Ele pediu "luz" ao STF para julgar "esta máfia que se instalou Planalto".

Na porta da emissora, antes do debate, a claque do candidato Rodrigo Maia (DEM), filho do ex-prefeito Cesar Maia, provocou o prefeito: "Eira, eira, eira, o 1 é Cachoeira / ão, ão, ão, o 15 é mensalão", gritaram os cabos eleitorais, levados pelo PR da candidata a vice de Rodrigo, Clarissa Garotinho. Era uma referência ao número do PMDB de Paes.

O candidato do PSOL, Marcelo Freixo, lembrou, com detalhes, o desgaste de Cabral com a divulgação de imagens de viagem à França com o empresário Fernando Cavendish, dono da construtora Delta. Fotos e vídeos foram divulgados no blog de Garotinho. Ao cobrar do prefeito investimentos em trens e metrôs, em vez de apostar apenas no transporte rodoviário, Freixo ironizou: "Em lugar nenhum no mundo o transporte rodoviário é solução para transporte de massa. Você sabe disso, você viaja muito no PMDB. Em vários países, em Paris, e vão ver que o transporte sobre trilho funciona muito bem." Paes ignorou a provocação.

Ataque geral. Segurança pública, saúde, educação, camelôs, transporte, combate ao crack, limpeza urbana. Quase todos os temas abordados serviram de senha para ataques dos quatro à administração peemedebista.

Paes reagia lembrando, sem citar nomes, promessas não cumpridas de antigos administradores da cidade e do Estado, como nos casos do transporte público e da coleta de lixo. "O bilhete único e o BRT (sistema de vias expressas) eram promessas antigas que nós pusemos em prática", afirmou o prefeito. "O lixão de Gramacho era uma vergonha", completou, citando o terreno fechado pela prefeitura no mês passado. Ao ser atacado por Freixo pelas falhas na educação, Paes respondeu: "O deputado Marcelo Freixo está falando de outra rede de ensino".