Título: Empresas prometem investir mais nos serviços
Autor: Rodrigues, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/08/2012, Economia, p. B3

Segundo a Anatel, as operadoras vão redirecionar R$ 4 bi para a melhoria da qualidade de atendimento e o consumidor sentirá o efeito "em 4 meses"

A suspensão por 11 dias das vendas de novos chips de TIM, Claro e Oi nos Estados onde lideram a insatisfação dos usuários serviu para que as companhias direcionem pelo menos R$ 4 bilhões em investimentos para a melhoria da qualidade do serviço e do atendimento aos clientes até 2014. A avaliação é do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende.

Em entrevista exclusiva ao Estado, o chefe da agência disse que não pode obrigar as empresas a elevar os investimentos para o período 2012/2014, mas as exigências da Anatel forçaram a antecipação de desembolsos e o remanejamento de recursos para áreas com demandas mais urgentes. "A situação requeria medida emergencial e esperamos que melhoras significativas."

De acordo com o presidente do órgão regulador, as empresas que não cumprirem rigorosamente os planos de investimentos apresentados - incluindo Vivo, CTBC e Sercomtel - poderão sofrer suspensões pontuais e outras penalidades, como a aplicação de multas. "A Anatel não quer tomar medidas extremas, mas, como queremos ajustar a rota do serviço, não descartamos tomar outras medidas para garantir qualidade aos usuários", completou.

Para que os usuários possam acompanhar de perto a evolução do setor e ter parâmetros para a escolha da operadora, Rezende prometeu divulgar trimestralmente os resultados das fiscalizações em relação aos compromissos firmados pelas empresas. Ele lembrou que o regulamento da qualidade de internet fixa e móvel entrará em vigor em outubro, com instrumentos para que os usuários possam medir as velocidades entregues.

Segundo Rezende, a presença massiva e constante dos executivos das companhias em Brasília para apresentação das propostas de investimentos mostrou o comprometimento do setor com a melhoria dos serviços prestados. Além dos presidentes de Claro, Oi e Vivo, a Anatel também recebeu o presidente da Telecom Itália, Franco Bernabè, que veio da Europa para acompanhar as negociações da TIM. Rezende negou ter havido pressão pela liberação das vendas antes dos Dias dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto.

Regras municipais. O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTeleBrasil comemorou a liberação das vendas, mas destacou a necessidade de uma mobilização dos governos federal, Estadual e municipal para que a melhoria dos serviços ocorra de forma significativa.

Em nota, a entidade afirmou que hoje há mas de 250 diferentes leis municipais que atrasam e dificultam a implementação de infraestrutura, especialmente das antenas de telefonia móvel. "A quarta geração (4G), que começará a operar em 2013 e será demandada na Copa do Mundo de 2014, exigirá pelo menos o dobro de antenas usadas hoje pela Tecnologia 3G", alertou o sindicato.