Título: SIP premia texto do Estado sobre censura
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/08/2012, Nacional, p. A11

Escrito por Eugênio Bucci, artigo disseca as argumentações para o controle da informação

O artigo "O desejo de censura", do jornalista Eugênio Bucci, publicado no caderno especial "Dois Anos de Mordaça" - que marcou os dois anos de censura judicial sofridos pelo Estado, em 31 de julho de 2011 -, foi escolhido ontem, pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), para receber o Prêmio "Excelência Jornalística 2011", na categoria Opinião.

ReproduçãoCaderno sobre censura imposta ao 'Estado' publicou o artigo de Eugênio Bucci. No total, foram anunciados os vencedores em 12 categorias. O Grande Prêmio SIP de Liberdade de Imprensa foi concedido ao jornalista equatoriano César Ricaurte, fundador e diretor da ONG Fundamedios.

Em seu comunicado, a SIP afirma que o texto de Eugênio Bucci "defende o direito à liberdade de expressão e de imprensa, com base no manejo de categorias jurídico-políticas e conceitos éticos" e "disseca, com profundidade e estilo fluido, os argumentos prócensura com base no caso concreto de Fernando Sarney vs. o Estado". O prêmio será entregue durante a 68.ª Assembleia Geral da SIP, entre 12 e 16 de outubro, em São Paulo. Cada contemplado recebe US$ 2 mil, uma placa e um diploma.

O equatoriano Ricaurte, segundo o comunicado, "tem desempenhado um papel essencial na defesa das liberdades da imprensa e de expressão no Equador". Sua entidade destacou-se, nos últimos tempos, monitorando as agressões do governo Rafael Correa aos jornalistas.

Outros jornais brasileiros lembrados são O Dia, premiado na categoria Cobertura Noticiosa (patrocinada pelo Estado em parceria com o jornal El Nacional, de Caracas) pela reportagem "Retomada da Rocinha", que, segundo a SIP, "apresenta, com magistral riqueza argumentativa, os acontecimentos de diferentes ângulos: as forças da ordem, os narcotraficantes e os vizinhos da favela"; e Folha de S. Paulo, na categoria Relações Interamericanas Pedro Joaquín Chamorro, pela série "Segredos do Itamaraty". Produzida pelos jornalistas Rubens Valente, Fernanda Odilla e João Carlos Magalhães, a série aborda "a importância do processo de integração política entre Brasil e EUA". No ano passado, a SIP premiou o Estado na categoria Jornalismo em Profundidade, pelo caderno "Guerras Desconhecidas do Brasil", definido como "uma das melhores investigações da década".