Título: Medidas para o setor elétrico ficam para setembro
Autor: Rosa, Vera ; Monteiro, Tãnia
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/08/2012, Economia, p. B1

O esperado pacote para reduzir o custo de energia perdeu espaço no Palácio do Planalto nas últimas semanas e só deve ser anunciado em setembro. Embora estivessem previstas para o começo deste mês, técnicos ainda finalizam os detalhes das medidas, que devem incluir o corte de encargos setoriais e a definição sobre como será a renovação das concessões que vencem a partir de 2015.

Nos últimos meses, as reuniões no Planalto com especialistas do Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Empresa de Pesquisa Energética (EPE) eram praticamente diárias, e a expectativa do mercado era de que o novo marco do setor pudesse ser anunciado na primeira semana de agosto. Mas a presidente Dilma Rousseff pediu novamente aos órgãos que façam ajustes nos cálculos apresentados.

O governo já definiu que vai prorrogar por mais 20 anos as concessões do setor elétrico que vencem a partir de 2015. Um dos problemas que os técnicos estão enfrentando é definir qual será o tratamento a ser dado aos investimentos que foram feitos nos últimos anos, que pesaram no valor da energia e deverão agora ser amortizados. / EDUARDO RODRIGUES, ANNE WARTH E CHRISTIANE SAMARCO