Título: Sírios dizem aceitar argelino como novo mediador da ONU
Autor: Internacional
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/08/2012, Internacional, p. A12

O governo da Síria indicou que aceitará o nome do diplomata argelino Lakhdar Brahimi para substituir o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan no cargo de enviado especial da entidade para a crise síria. Brahimi, entretanto, até ontem, não havia confirmado que assumirá a liderança dos esforços de negociação.

Ganhador do prêmio Nobel da Paz, Annan renunciou ao posto no dia 31. Segundo ele, o impasse entre potências no Conselho de Segurança da ONU o impedia de pressionar o regime de Bashar Assad a adotar um cessar-fogo. O ex-secretário-geral também criticou a recusa de potências ocidentais em trazer o Irã à mesa de negociação sobre a crise síria.

Segundo diplomatas das Nações Unidas, Brahimi ainda não aceitou o cargo pois quer um sinal claro de apoio por parte dos 15 integrantes Conselho de Segurança. Na semana passada, por meio de nota à imprensa, o argelino havia afirmado que potências e países da região "devem se unir para garantir que a transição política poderá ter lugar o quanto antes". / REUTERS