Título: Dólar alto e excesso de oferta atrapalham aéreas, diz consultor
Autor: Gonçalves, Glauber
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/08/2012, Negócios, p. B12

A desvalorização do real levou as duas maiores companhias aéreas do País, Gol e TAM, a somarem um prejuízo líquido de R$ 1,64 bilhão no segundo trimestre, o maior no período de três meses desde o quarto trimestre de 2008. As perdas ocorrem em um momento em que as empresas reduziram sua oferta para tentar melhorar a rentabilidade da operação.

O câmbio valorizado prejudica o resultado operacional e financeiro das companhias áreas. Elas têm seus principais custos, como combustível e leasing de aeronaves, e também sua dívida atrelados ao dólar.

"O produto transporte aéreo ficou mais caro", disse o consultor em aviação da Bain & Company, André Castellini. Segundo ele, as empresas aéreas perderam rentabilidade por não conseguirem repassar os custos mais altos no preço das passagens. A dificuldade é reflexo de um excesso de oferta no mercado brasileiro, diz. As companhias receberam muitas aeronaves nos últimos anos, mas não conseguiram encher os aviões com preços compatíveis com seus custos.

Para reverter esse quadro, TAM e Gol vêm reduzindo sua oferta de assentos para voos domésticos desde o início do ano. No balanço do segundo trimestre, as duas empresas anunciaram mais cortes de oferta. Agora a TAM pretende diminuir entre 2% e 3% sua oferta neste ano, enquanto a Gol planeja uma redução de até 4,5%.

Para os analistas Daniel Spilberg e Felipe Vinagre, do Barclays, a redução de capacidade de TAM e Gol é o caminho correto para a recuperação das margens. O que os analistas ainda não conseguem determinar é quando as companhias aéreas voltarão a lucrar.