Título: Analistas se dividem sobre retomada da economia
Autor: Leolpoldo, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/08/2012, Economia, p. B3

Na única reunião que tiveram ontem no Rio de Janeiro com o diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, analistas do mercado financeiro carioca dividiram-se sobre o ponto de inflexão da retomada econômica brasileira. Foi o que relatou à Agência Estado um analista que participou do encontro.

De acordo com a fonte, um grupo de analistas avalia que o terceiro trimestre está mais fraco do que o segundo, mas que daqui para frente a atividade econômica tende a retomar a trajetória de crescimento. Outro grupo diz não estar certo quanta à retomada econômica. De acordo com outro economista, os analistas se mostraram preocupados com os impactos do choque agrícola sobre a inflação.

Trimestralmente, o Banco Central se reúne com representantes do mercado financeiro em São Paulo e Rio para ouvir as impressões dos analistas sobre inflação, atividade econômica e mercado externo. As informações são aproveitadas pela autoridade monetária para a elaboração do Relatório Trimestral de Inflação.

No encontro do dia anterior, em São Paulo havia desconfiança, segundo outro analista relatou, entre outras coisas, ao pouco investimento público, aumento da inadimplência e a percepção de que agora os efeitos da crise econômica internacional começarão a se fazer presentes no mercado de trabalho. Os papéis, de acordo com a fonte, se inverteram.

No começo do ano, enquanto o BC alertava para a possibilidade de uma desaceleração forte da economia, o mercado acreditava que a retomada seria tênue. "Agora é o contrário", diz a fonte da Agência Estado.