Título: Agenda de ministro contempla turno eleitoral
Autor: Rosa, Vera ; Samarco, Christiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/08/2012, Nacional, p. A13

A queixa da rotina pesada em tempos de campanha é geral no ministério. Mas quem confere a agenda política, pessoal e de tra­balho do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, tem certeza de que ele é no mínimo, forte candidato ao título de ministro mais infernizado da Esplanada.

E não apenas por ser, ele, o único representante do PP e da Pa­raíba na equipe ministerial. Não bastasse ter que comandar o mi­nistério e cumprir as ordens da presidente Dilma Rousseff, Aguinaldo tem de atender a bancada federal e os 1.100 candidatos do PP a prefeituras em todo o País. Nem sossego em família ele tem.

A mãe, Virgínia, disputa a ree­leição na pequena Pilar, cidade história de cerca de 20 mil habi­tantes, onde nasceu o escritor Jo­sé Lins do Rego. A irmã, Daniella, deputada estadual pelo PP, é candidata à prefeitura de Campina Grande. Sendo filho do ex-de­putado Enivaldo Ribeiro, que ho­je preside o PP paraibano, é im­possível para o ministro reunir a família sem tratar de política.

Isto explica porque Aguinaldo decidiu se refugiar em Brasília neste domingo. Foi a forma que ele encontrou para driblar a de­manda política que não cessa nem em casa, e passar o Dia dos Pais dedicado às filhas Gabriela ; a primogênita de 4 anos, e Luise, 2 anos mais nova.

"Vou tomar a benção do meu pai e parabenizá-lo, por telefo­ne", disse o ministro na sexta-fei­ra, quando planejava um dia de descanso, na tentativa de ganhar fôlego para mais uma semana de trabalho. A agenda tem sido tão pesada que os três turnos de ex­pediente não são suficientes pa­ra cumprir os compromissos.

A despeito do dia a dia tumul­tuado, Aguinaldo tenta encaixar na agenda nada menos do que 214 gravações diferenciadas para candidatos a prefeito. E o infer­no astral da campanha ainda in­cluiu enterro. "No meio da corre­ria, perdi meu amigo João Go­mes, com um infarto fulminante aos 49 anos. Estou de luto."